Do Micro Ao Macro
Seis em cada dez pequenos negócios abertos no Brasil são do setor de serviços
Levantamento do Sebrae mostra 2,2 milhões de novos CNPJs em 2025; transporte e entregas lideram


O setor de serviços respondeu por 63% das aberturas de empresas no Brasil entre janeiro e agosto de 2025. No período, foram registrados mais de 2,2 milhões de microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs), segundo levantamento do Sebrae.
O desempenho acompanha os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. Em julho, o volume de serviços cresceu 0,3%, sexto resultado positivo consecutivo. No acumulado do ano, a alta chegou a 2,6%.
Novos empreendimentos
De acordo com informações da Receita Federal compiladas pelo Sebrae, agosto registrou mais de 262 mil novos negócios de pequeno porte no setor de serviços. Atualmente, o ramo reúne 12,3 milhões de empreendimentos ativos em todo o país.
“O resultado é reflexo de uma política econômica bem estruturada e conduzida pelo presidente Lula e pelo vice-presidente Geraldo Alckmin que coloca a população no centro do orçamento e das políticas públicas”, afirmou Décio Lima, presidente do Sebrae. Ele também destacou a dedicação dos empreendedores, responsáveis por gerar renda e empregos.
Atividades mais procuradas
Entre as atividades mais registradas em 2025 estão transporte rodoviário de carga (206 mil), serviços de malote e entrega (195 mil), publicidade (185 mil), cabeleireiros (170 mil) e ensino (149 mil).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.