Do Micro Ao Macro
Sebrae reage a tarifaço e destaca avanço dos pequenos negócios nas exportações
Décio Lima defende protagonismo das micro e pequenas empresas diante de medidas protecionistas e crescimento do setor internacional


A decisão do governo dos Estados Unidos de aumentar em 50% as tarifas sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto gerou reações no meio empresarial. O presidente do Sebrae, Décio Lima, afirmou que o Brasil deve reforçar sua confiança interna, com foco na economia real. Ele avaliou que a resposta do país às restrições deve evidenciar o papel das micro e pequenas empresas.
“O Brasil é muito maior do que um agravante de fronteiras. E a pequena economia está mostrando isso”, afirmou o presidente da entidade. Segundo ele, o momento exige resiliência e articulação.
Empregos e abertura de empresas crescem
De acordo com dados do primeiro semestre, os pequenos negócios foram responsáveis por 60,5% das novas vagas de trabalho. Além disso, 2,6 milhões de novas micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais foram abertos no período.
O número representa um avanço de 23% em comparação com o mesmo intervalo de 2024. O presidente do Sebrae vê esse desempenho como um indicativo da força do setor na economia doméstica.
Exportações ampliam alcance internacional
Apesar do aumento nas tarifas, os pequenos negócios têm ganhado espaço no comércio exterior. Atualmente, esse segmento representa 40,5% do total de empresas exportadoras no Brasil, com 11.432 companhias ativas.
As Américas seguem como o principal destino. Segundo os dados, 68% das exportações dos pequenos negócios têm como destino países do continente, sendo 28% para a América do Sul, 24% para a América do Norte e 7% para América Central e Caribe.
Setor dobra número de exportadores em dez anos
O presidente do Sebrae reforçou que, ao longo da última década, houve uma expansão expressiva no número de empresas de pequeno porte envolvidas com exportação. Entre 2014 e 2024, esse total aumentou 112%, passando de 5,4 mil para 11,4 mil.
No mesmo intervalo, o valor exportado passou de US$ 1,15 bilhão para US$ 2,6 bilhões, uma alta de 130%. Segundo Décio Lima, esse avanço mostra que os pequenos negócios têm capacidade de enfrentar mudanças no ambiente global.
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