Do Micro Ao Macro

Sebrae oferece aval integral para pequenos negócios afetados por calamidades

Medida integra pacote de crédito anunciado pelo governo federal para fortalecer micro e pequenas empresas

Sebrae oferece aval integral para pequenos negócios afetados por calamidades
Sebrae oferece aval integral para pequenos negócios afetados por calamidades
Moradores de Muçum (RS) tiveram suas casas interditadas após enchentes
Apoie Siga-nos no

O Sebrae passará a oferecer aval de 100% para pequenos negócios atingidos por calamidades. A iniciativa faz parte de um pacote de crédito anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 20 de maio. O objetivo é ampliar o apoio a micro e pequenas empresas, responsáveis por 26,5% do PIB nacional.

Durante a entrevista, Lula destacou que o governo prepara três linhas de crédito para pequenos e médios empreendedores.

“Será a maior política de crédito já feita neste país. Queremos que o dinheiro circule na mão do povo trabalhador, da classe média e do pequeno empreendedor”, afirmou Lula.

Apoio do Sebrae ao empreendedorismo

O presidente do Sebrae, Décio Lima, celebrou a medida. “Mais uma amostra de que o governo está voltado para quem mais precisa. Para os milhões que acordam cedo para enfrentar um mercado que, por anos, não foi feito para beneficiá-los”, disse.

Lima também ressaltou que 72% dos empregos gerados em 2024 vieram de pequenos negócios.

“Mais crédito para quem carrega a economia do país é mais empregos, mais comida no prato e mais dignidade para o povo”, completou Lima.

Programa Acredita e Fundo de Aval

O Sebrae tem atuado com o governo federal no Programa Acredita, que amplia o acesso a crédito para micro e pequenas empresas. Por meio do Fundo de Aval para Micro e Pequena Empresa (Fampe), instituições bancárias de todo o país estão aptas a ofertar recursos.

Com um aporte de R$ 2 bilhões do Sebrae, o programa vai viabilizar  30 bilhões em operações de crédito nos próximos três anos.

A instituição também oferece orientação e suporte aos empreendedores durante todo o processo, desde a decisão até a liquidação do empréstimo.

Flexibilidade no mercado de trabalho

Durante a entrevista, Lula defendeu maior liberdade no mercado de trabalho. Para ele, o empreendedorismo permite conciliar atividade profissional, vida pessoal e estudo.

“Quem quiser ser empreendedor vai ser. Quem quiser trabalhar no Uber vai. Quem quiser trabalhar vai ter emprego”, afirmou. O presidente destacou que essa flexibilidade é essencial para o crescimento sustentável do setor.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo