Do Micro Ao Macro
Sebrae lança nova edição do Inova Startups com foco em estágio inicial
Programa, apresentado no Startup Summit 2025, amplia rede de sócios e fortalece acesso ao capital para empresas em estágio inicial


O Sebrae apresentou na quinta-feira 28, em Florianópolis (SC), a quinta edição do Inova Startups, programa voltado ao investimento em negócios inovadores em estágio inicial. O anúncio aconteceu durante o segundo dia do Startup Summit 2025, um dos principais eventos de inovação do país.
Criado em 2021, o Inova Startups foi o primeiro programa de venture capital do Sistema Sebrae. Operado inicialmente pelo Sebrae/SC em parceria com a Bossa Invest, hoje conta com sete sócios institucionais: Sebrae/SC, Sebrae Nacional, Sebrae/SP, Bossa Invest, Raja Ventures, Unifique e BRDE. O grupo já integralizou 40 milhões de reais para novos investimentos.
Resultados e expansão
Em quatro anos, o programa multiplicou por dez seu capital e já investiu em 76 startups de dez estados brasileiros. Foram mais de 3.700 inscrições recebidas desde a criação, com até três rodadas de investimento por empresa. Os cheques podem chegar a 750 mil reais por operação.
Na edição de 2024, o programa bateu recorde de inscrições: 1.179 startups cadastradas de todos os estados do país, das quais 17 foram selecionadas para o processo de aceleração.
Critérios de seleção
O Inova Startups busca negócios inovadores, escaláveis e próximos ao break-even. Entre os critérios exigidos estão faturamento mensal mínimo de 10 mil reais, valuation de até 15 milhões de reais, modelo de negócios validado (B2B, B2C, B2B2C ou B2G), produto em operação e equipe complementar estruturada.
As startups também devem ter atingido o problem-solution fit e apresentar visão clara de sustentabilidade financeira.
Apoio ao empreendedorismo
Para Carlos Henrique Ramos Fonseca, diretor superintendente do Sebrae/SC, a iniciativa reforça o papel do estado na nova economia.
“Estamos falando de um modelo que já provou sua eficácia, tanto no número de empresas investidas quanto em resultados concretos. A partir de iniciativas como essa, reforçamos o papel de Santa Catarina como protagonista no cenário nacional, ao mesmo tempo em que criamos condições para que empreendedores tenham acesso ao capital, ao conhecimento e à rede necessários para escalar seus negócios”, afirmou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ecossistema de startups supera 20 mil empresas ativas e se espalha pelo país
Por Do Micro ao Macro
Sebrae e BTG lançam fundo para impulsionar startups e pequenos negócios inovadores
Por Do Micro ao Macro