Do Micro Ao Macro
Sebrae: Horário de verão pode aumentar vendas de pequenos negócios
A maior exposição à luz natural pode estimular o consumo e movimentar setores como comércio, turismo e restaurantes
O Governo Federal ainda não oficializou a volta do horário de verão. No entanto, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) já propôs o retorno da medida para este ano.
Se adotada, a mudança pode gerar uma economia de até R$ 400 milhões. Além disso, pode resultar em uma redução de 2,9% na demanda de energia entre outubro e fevereiro.
O Ministério de Minas e Energia deverá decidir sobre a questão na próxima terça-feira, dia 15. A reunião acontecerá em Brasília, com a participação da equipe técnica.
Oportunidades para o comércio
De acordo com Carolina Moraes, gestora de Energias Renováveis do Sebrae Nacional, o horário de verão pode trazer benefícios para pequenos negócios.
Como a luz natural se estende até mais tarde, mais pessoas podem aproveitar o tempo extra para fazer compras após o expediente. Assim, lojistas podem estender o horário de funcionamento, além de criar promoções e eventos focados no período noturno.
Setores que podem se beneficiar
Além do comércio, setores como bares e restaurantes podem ser impactados positivamente. Uma pesquisa do portal Reclame Aqui, em parceria com a Abrasel, revelou que 54,9% dos entrevistados apoiam o retorno do horário de verão.
Nesse contexto, bares e restaurantes podem planejar programações especiais para o happy hour. Ao mesmo tempo, empresas de turismo e eventos podem oferecer atividades ao ar livre, melhorando a experiência dos clientes.
Gestão de energia como diferencial
Independentemente da volta do horário de verão, é importante que os pequenos empreendedores saibam gerenciar seus custos com energia. Segundo Carolina Moraes, a gestão eficiente de energia pode fazer a diferença.
Para apoiar essa gestão, o Sebrae oferece a jornada “Custo, Consumo & Geração”. Esse programa gratuito ajuda empresários a entender seus gastos e adotar práticas mais econômicas.
Entre as opções disponíveis, estão Tarifa Branca, Assinatura de Energia, Mercado Livre de Energia e Geração Própria, que exige investimento em placas solares.
Apoio e recursos do Sebrae
Além da jornada, o Sebrae também oferece cursos e materiais gratuitos sobre eficiência energética. Esses conteúdos são voltados para diferentes segmentos, como bares, restaurantes, padarias e pequenos mercados.
Com: Agência Sebrae
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



