Do Micro Ao Macro

Sebrae firma parceria com Estímulo para ampliar crédito a micro e pequenos empreendedores

Acordo prevê R$ 72 milhões em desembolsos no primeiro ano, com foco em mulheres e Amazônia Legal

Sebrae firma parceria com Estímulo para ampliar crédito a micro e pequenos empreendedores
Sebrae firma parceria com Estímulo para ampliar crédito a micro e pequenos empreendedores
Sebrae é reconhecido como a marca mais Socialmente Responsável do país em 2024 Foto: Charles Damasceno Sebrae é reconhecido como a marca mais Socialmente Responsável do país em 2024 Foto: Charles Damasceno
Apoie Siga-nos no

O Sebrae, por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), anunciou parceria com o Estímulo, fundo de impacto voltado ao apoio de micro e pequenos negócios. O Fampe destinou 6 milhões de reais para garantir as operações do FIDC Estímulo Brasil, que deve liberar 72 milhões de reais em crédito no primeiro ano de atuação conjunta.

Metas da parceria

A previsão é atender cerca de mil empresas, com tíquete médio de 85 mil reais em crédito simplificado. A expectativa é gerar 8,7 mil empregos diretos. Do total de recursos, 24 milhões de reais serão direcionados a empreendedoras e 9 milhões de reais a negócios da Amazônia Legal.

Desde sua criação, durante a pandemia, o Estímulo já desembolsou mais de 350 milhões de reais em crédito, apoiando 5,2 mil empreendedores e contribuindo para a geração de 55 mil empregos. A atuação tem como prioridade regiões de baixa renda, que representam 92% dos beneficiados, e negócios liderados por mulheres, que somam 54%.

Condições de financiamento

As linhas oferecem taxas mensais entre 1,99% e 2,99%, inferiores às praticadas no mercado tradicional. O prazo de pagamento chega a 24 meses, com carência de até dois meses. Todo o processo é digital, com análise simplificada e liberação dos recursos em até cinco dias.

Estrutura de impacto

O Estímulo foi criado por Eduardo Mufarej e mais de 50 cofundadores, entre eles Abilio Diniz, Ticiana Rolim e Ana Fontes. A iniciativa se baseia no modelo de blended finance, que combina doações, recursos públicos, privados e filantrópicos em um mesmo fundo.

A operação é estruturada em um FIDC, no qual doadores assumem cotas subordinadas e investidores de impacto ficam com as cotas seniores. Além de retorno financeiro, o modelo busca benefícios sociais e ambientais. Para avaliar resultados, o fundo utiliza metodologia do Insper Metrics e a Teoria da Mudança desenvolvida pela economista Ligia Vasconcellos.

Impacto esperado

Segundo o Sebrae, a parceria com o Estímulo amplia o alcance do Fampe e reforça a estratégia de crédito consciente. O objetivo é combinar financiamento com capacitação, consultoria e orientação para garantir sustentabilidade financeira aos pequenos negócios em todo o país.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo