Do Micro Ao Macro

Sebrae Exporta estimula a participação dos pequenos negócios no mercado internacional

Polo calçadista de Nova Serrana é o primeiro a ser beneficiado pela metodologia desenvolvida pelo Sebrae Minas

Sebrae Exporta estimula a participação dos pequenos negócios no mercado internacional
Sebrae Exporta estimula a participação dos pequenos negócios no mercado internacional
Sebrae Exporta estimula a participação dos pequenos negócios mineiros no mercado internacional - Crédito da imagem: Amanda Ketly
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No Brasil, das 28,5 mil empresas que exportaram em 2023, 40% eram pequenos negócios. Apesar do expressivo número de micro e pequenas empresas (MPE) e microempreendedores individuais (MEI) que venderam para o exterior, o valor comercializado por esses empreendimentos representou apenas 0,8% do total exportado, somando US$ 339,6 milhões. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX/MDIC), Minas Gerais destacou-se como o quarto estado com o maior número de pequenos negócios exportadores.

Com o objetivo de aumentar a participação de pequenos negócios mineiros no comércio internacional, o Sebrae Minas lançou nesta segunda-feira (3/6) o programa Sebrae Exporta. O evento de lançamento, realizado na sede do Sebrae Minas, contou com a presença de compradores de quatro países.

“Embora sejam grandes protagonistas na economia brasileira, os pequenos negócios têm uma participação tímida nas exportações do país. Esses empreendimentos são responsáveis por cerca de 95% das empresas brasileiras e pela geração de muitos empregos, mas respondem por menos de 1% das vendas externas. Queremos mudar essa realidade e criar oportunidades para que as empresas mineiras construam relacionamentos comerciais duradouros e parcerias estratégicas internacionais, contribuindo para a competitividade a longo prazo,” afirmou Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.

O Sebrae Exporta é estruturado em três fases. A primeira etapa envolve a análise do perfil dos negócios e a adequação de produtos para o mercado externo, incluindo ajustes nos preços, capacidade produtiva e comunicação direcionada. Essas informações compõem um catálogo para promover as empresas aos compradores estrangeiros.

A segunda fase prepara as micro e pequenas empresas para encontros com potenciais compradores, mapeando e convidando players internacionais interessados. Esse momento envolve o cruzamento de informações entre vendedores e compradores.

A terceira e última etapa consiste na realização de Rodadas de Negócios, reunindo empresas vendedoras e compradores internacionais em um único ambiente propício para negociações, aumentando as chances de sucesso nas transações comerciais.

Marcelo Silva enfatiza que a internacionalização vai além da exportação. “Com o Sebrae Exporta, apoiaremos as micro e pequenas empresas mineiras não apenas na exportação, mas também na inovação de processos e na implementação de uma gestão qualificada, tornando-as mais competitivas e representativas em um mercado altamente concorrido.”

O programa abrange polos e arranjos produtivos de Minas Gerais, incluindo setores como apicultura, agropecuária, moda, tecnologia da informação e saúde.

Projeto piloto

Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas Gerais, foi escolhida para o projeto piloto do Sebrae Exporta. Com cerca de 1,2 mil empresas, sendo mais de 90% pequenos negócios, a cidade é um dos principais polos calçadistas do Brasil. Apesar de produzir anualmente 105 milhões de pares de calçados, apenas 5% são exportados. Para mudar esse cenário e aumentar a visibilidade internacional, Nova Serrana foi selecionada para desenvolver o projeto piloto.

O projeto, iniciado há oito meses com o apoio do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova), selecionou empresas conforme critérios de maturidade empresarial e estrutura para exportação, visando facilitar a abertura de novos mercados e melhorar a gestão dos negócios locais.

Entre os dias 4 e 6 de junho, 45 empresas de Nova Serrana participarão de uma Rodada de Negócios, negociando com 10 compradores do Chile, Colômbia, Panamá e Peru. Em um formato diferenciado, as empresas mineiras apresentarão seus produtos em estandes individuais, e os compradores terão 30 minutos para negociar com cada uma, seguindo uma agenda de encontros pré-marcados.

Marcelo Silva espera que o programa aumente significativamente as vendas e o valor exportado pelas empresas atendidas, contribuindo para a expansão dos negócios e a competitividade do polo calçadista de Nova Serrana no mercado internacional.

Expectativas

Em abril deste ano, os ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) anunciaram um estudo para aumentar a restituição de tributos das micro e pequenas empresas exportadoras. Atualmente, o crédito de abatimento é de 0,1% sobre a receita do bem exportado, com previsão de aumento para os próximos dois anos, até a reforma tributária eliminar a cumulatividade de impostos sobre exportações a partir de 2027.

Apesar das expectativas e incentivos, a baixa adesão ao comércio exterior entre pequenos negócios é atribuída a diversos desafios, como a complexidade do processo de internacionalização, burocracias envolvidas e a falta de inteligência de mercado.

“É crucial o esforço conjunto de iniciativas públicas e privadas para ajudar os pequenos negócios a superar esses desafios e impulsionar suas exportações, proporcionando um ambiente favorável com incentivos fiscais, acesso a crédito, programas de capacitação e suporte logístico. Com esse apoio, será possível aumentar a competitividade e alcançar um crescimento sustentável, contribuindo significativamente para a economia do país,” concluiu Marcelo Silva.

Participação dos pequenos negócios no mercado internacional em 2023

  • 11.456 pequenos negócios exportadores, representando 40% do total das empresas exportadoras no país.
  • Valor exportado: US$ 2.769,7 milhões, 0,8% do total exportado (US$ 339.695,7 milhões).
  • Principais destinos: Estados Unidos (US$ 532,8 milhões), União Europeia (US$ 343,7 milhões), China (US$ 174,7 milhões) e Argentina (US$ 80,8 milhões).
  • Estados com maior número de pequenos negócios exportadores: São Paulo (2.358), Rio Grande do Sul (1.317), Paraná (1.093), Minas Gerais (1.024) e Santa Catarina (972).
  • Estados com maior valor exportado: São Paulo (US$ 636,6 milhões), Rio Grande do Sul (US$ 476,5 milhões), Paraná (US$ 264,1 milhões), Minas Gerais (US$ 215,1 milhões) e Santa Catarina (US$ 174,6 milhões).

A Rodada de Negócios Internacional do Polo Calçadista de Nova Serrana ocorrerá de 4 a 6 de junho, das 9h às 18h, em Nova Serrana/MG. Mais informações estão disponíveis aqui.

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