Do Micro Ao Macro

Sebrae é eleito marca mais socialmente responsável do Brasil em 2024

Pesquisa entrevistou 18 mil pessoas e avaliou 1.500 marcas brasileiras

Sebrae é eleito marca mais socialmente responsável do Brasil em 2024
Sebrae é eleito marca mais socialmente responsável do Brasil em 2024
Sebrae é reconhecido como a marca mais Socialmente Responsável do país em 2024 Foto: Charles Damasceno Sebrae é reconhecido como a marca mais Socialmente Responsável do país em 2024 Foto: Charles Damasceno
Apoie Siga-nos no

O Sebrae foi apontado como a marca mais socialmente responsável do país em 2024. O levantamento, realizado pela Design Bridge and Partners e publicado pelo Valor Econômico, destacou a instituição entre empresas e marcas no Brasil. A pesquisa utilizou dados do Brand Asset Valuator (BAV), que analisou 1.500 marcas com base na opinião de 18 mil entrevistados.

Além desse reconhecimento, o Sebrae conquistou o segundo lugar no ranking das Marcas Brasileiras Mais Fortes para a Geração X, que inclui nascidos entre 1965 e 1980. Importante destacar que, pelo terceiro ano consecutivo, o Sebrae figura entre as 10 marcas mais fortes do país, segundo o ranking geral.

“Uma porta de sonhos”, diz Décio Lima

De acordo com o estudo, o Sebrae obteve um desempenho superior a 95,72% das marcas avaliadas em 2024. O BAV, desenvolvido pela WPP, é um dos maiores bancos de dados de marcas do mundo, com mais de 60.000 marcas analisadas em mais de 30 anos. No Brasil, o ranking leva em consideração marcas presentes nas principais capitais e respeita a estratificação de renda do IBGE.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, acredita que o reconhecimento reflete a percepção dos brasileiros sobre o impacto do Sebrae em suas vidas. “Nós somos uma porta de sonhos”, afirma ele. Lima acrescenta que o Sebrae tem ajudado milhões de brasileiros com espírito empreendedor, fortalecendo os pequenos negócios, que hoje representam mais de 90% das empresas do país.

Por isso, ele destaca a importância dos pequenos negócios para a geração de empregos, distribuição de renda e redução de desigualdades. Segundo Lima, diante dos desafios do trabalho autônomo, o Sebrae apoia o empreendedorismo com cursos, consultorias e iniciativas para construir um Brasil mais inclusivo.

Crescimento em conhecimento e relevância

Segundo o Valor Econômico, o Sebrae registrou um aumento em termos de Conhecimento, Estima e Relevância entre as marcas pesquisadas neste ano. A instituição, inclusive, foi a única marca do setor de educação a figurar no ranking, competindo diretamente com empresas dos setores financeiro, varejista e de saúde.

Ainda de acordo com o levantamento de 2024, marcas que simplificaram sua comunicação sobre impactos sociais e questões cotidianas conseguiram ganhar espaço na percepção dos consumidores. Dentro desse contexto, o Sebrae se destacou ao associar o empreendedorismo com a inclusão social e conquistou um papel relevante para o público.

Ambiente de trabalho e valorização dos funcionários

Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae, observa que o reconhecimento como Marca mais Socialmente Responsável e segunda Marca Brasileira Mais Forte para a Geração X se soma ao título de Lugar Incrível para Trabalhar, concedido pela Fundação Instituto de Administração (FIA/USP).

Ela afirma que o Sebrae se destaca por oferecer um ambiente de trabalho que valoriza o bem-estar dos funcionários, promovendo inclusão, desenvolvimento profissional, satisfação no trabalho, além de uma cultura de respeito e oportunidades para todos.

Com: Agência Sebrae

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo