Do Micro Ao Macro
Sebrae e Ceará se unem para promover inclusão de populações vulneráveis
Parceria destina R$ 30 milhões a cooperativas de mulheres, jovens, populações LGBTQIA+ e comunidades tradicionais


Aproveitar o empreendedorismo para transformar a vida de famílias em situação de vulnerabilidade social é a meta do projeto Ceará Mais Oportunidade. A iniciativa, resultado de uma parceria entre o Sebrae e o Governo do Ceará, foi lançada na última semana em evento no Palácio da Abolição, em Fortaleza. A cerimônia contou com a presença do governador Elmano de Freitas, da primeira-dama Lia de Freitas, do presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, além de representantes políticos, empresariais e da sociedade civil do estado.
O acordo firmado entre as instituições prevê um investimento de R$ 30 milhões para fomentar a inclusão social e produtiva, além de estimular o empreendedorismo entre os participantes do Programa Ceará Sem Fome, do governo do Ceará.
O projeto beneficiará cooperativas, associações, arranjos produtivos locais e representações coletivas de mulheres, jovens, populações LGBTQIA+ e comunidades tradicionais de diversas regiões do estado.
As ações do Sebrae complementam o trabalho do Governo do Ceará na capacitação e geração de renda, conforme previsto no Ceará Sem Fome. A parceria inclui orientações para formalização de negócios, mentorias, capacitações em gestão e finanças, incentivo ao associativismo, governança e acesso a crédito. Também estão programadas duas feiras estaduais para empreendedores participantes do projeto.
Durante a cerimônia, o presidente do Sebrae, Décio Lima, celebrou a união de esforços para transformar vidas. “Estamos construindo uma nova realidade, essencial para a inclusão social”, afirmou Lima. Ele destacou ainda que o papel do Sebrae vai além da execução das ações. “O Sebrae está aqui para apoiar o governo do Ceará e trazer a credibilidade da nossa entidade, concretizando sonhos na vida dos empreendedores brasileiros”, concluiu.
O governador Elmano de Freitas ressaltou a importância da iniciativa para a população do estado. “Hoje é um dia especial para quem entrou na política com a missão de melhorar a vida das pessoas. Os cargos são temporários, mas o impacto positivo que deixamos é o que realmente importa”, afirmou. Freitas agradeceu o apoio do Sebrae e enfatizou que a nova fase do Ceará Sem Fome buscará criar oportunidades para o público atendido. “Vamos visitar as famílias atendidas para identificar perfis empreendedores, desenvolver planos de negócio e facilitar o acesso ao crédito, viabilizando esses empreendimentos”, declarou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.