Do Micro Ao Macro

Sebrae discute transição verde de pequenos negócios na COP29

Organizações internacionais assinam declaração para promover sustentabilidade entre micro e pequenas empresas em Baku

Sebrae discute transição verde de pequenos negócios na COP29
Sebrae discute transição verde de pequenos negócios na COP29
Divulgação Sebrae/PA
Apoie Siga-nos no

O Sebrae firmou, durante a COP29 em Baku, um compromisso inédito para impulsionar a transição verde das micro e pequenas empresas.

A iniciativa foi assinada junto às agências nacionais de pequenas empresas do Azerbaijão e Brasil, além do Centro de Internacionalização de Pequenos Negócios da ONU.

Essas organizações também estabeleceram acordos para reforçar a agenda climática voltada às PMEs no cenário internacional.

Na ocasião, o Sebrae, o International Trade Centre (ITC) e a Small and Medium Business Development Agency of the Republic of Azerbaijan (KOBİA) lançaram a Declaração Conjunta sobre a Coalizão Climática de Baku.

O documento, voltado à COP30 no Brasil, convida outras instituições a integrarem o esforço para apoiar os pequenos negócios na adoção de práticas sustentáveis.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a necessidade de incluir pequenos negócios na transição verde. “Sustentabilidade deve beneficiar todos.

Pequenos negócios representam a maioria econômica e precisam ser integrados ao sistema”, afirmou.

Parcerias estratégicas para a sustentabilidade

O ITC, KOBİA e Sebrae formalizaram um compromisso de colaboração para promover desenvolvimento econômico sustentável. A parceria inclui apoio ao acesso das pequenas empresas a financiamento verde, capacitação e inovação tecnológica.

Pamela Coke-Hamilton, diretora executiva do ITC, afirmou que pequenas empresas desempenham papel central nas cadeias de suprimentos globais.

“Equipá-las para lidar com mudanças climáticas ajudará a impulsionar a transição verde em países em desenvolvimento”, destacou Pamela.

Orkhan Mammadov, presidente da KOBİA, reforçou o impacto da Declaração na competitividade das PMEs e sua entrada em novos mercados.

Ele afirmou que o Azerbaijão está comprometido com iniciativas de sustentabilidade e que a cooperação trilateral permitirá benefícios diretos para as pequenas empresas locais.

Sebrae e COP30

Décio Lima ressaltou que pequenos negócios foram responsáveis por 80% dos empregos gerados no Brasil em 2023. Ele destacou a relevância de incluir as PMEs nas cadeias de valor e a expectativa para a COP30 no Brasil. “Estamos prontos para liderar essa agenda global e garantir que pequenos negócios sejam protagonistas da transição verde”, concluiu.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo