Do Micro Ao Macro

Sebrae dá cinco dicas de como o empreendedor pode se planejar para tirar férias

Pesquisa do Sebrae aponta que 27% dos donos de pequenos negócios ficam receosos por não estarem no dia a dia da empresa e 33% dizem que a produtividade cai quando estão fora

Sebrae dá cinco dicas de como o empreendedor pode se planejar para tirar férias
Sebrae dá cinco dicas de como o empreendedor pode se planejar para tirar férias
Imagem: arquivo
Apoie Siga-nos no

O começo do ano é um período favorável para o empreendedor planejar alguns dias de descanso com a família. No entanto, isso pode ser desafiador, especialmente para donos de pequenos negócios.

Segundo uma pesquisa de 2024 realizada pelo Sebrae/SP, 27% dos empreendedores têm receio de se ausentar do dia a dia da empresa.

Além disso, 33% relatam que a produtividade diminui quando não estão presentes. Apesar disso, 70% afirmam que fazem uma pausa ao menos uma vez por ano.

Planejamento é essencial para um descanso tranquilo

Para garantir férias mais tranquilas, muitos empreendedores adotam o planejamento como estratégia. De acordo com o levantamento, 79% dos proprietários de pequenas empresas e 66% dos MEIs antecipam tarefas antes de sair de férias.

Ainda segundo a pesquisa, 56% dos entrevistados afirmam que organizar e adiantar assuntos importantes reduz o impacto da ausência e proporciona mais tranquilidade durante o período de descanso.

Como se planejar?

Para apoiar os pequenos empresários, o Sebrae preparou algumas orientações práticas.

  1. Defina as datas
    Escolha um período em que a demanda seja menor ou haja redução no fluxo de clientes. Avise os clientes com antecedência, tanto no ambiente físico quanto nas redes sociais.
  2. Fracione as férias
    Considere dividir o descanso em períodos menores ao longo do ano. Por exemplo, tirar uma semana de férias em quatro momentos pode ser mais viável do que um mês inteiro.
  3. Use o período para melhorias
    A pausa pode ser produtiva. Utilize o tempo para realizar obras, fazer melhorias no espaço físico ou repensar estratégias para o negócio.
  4. Busque inspiração
    Aproveite a oportunidade para visitar locais ou centros inovadores no seu setor. Conhecer concorrentes ou negócios de referência pode trazer ideias úteis para aplicar na sua empresa.
  5. Planeje as finanças
    Muitos empreendedores evitam férias por medo de prejuízos financeiros. Para minimizar os impactos, crie uma reserva de dinheiro que cubra os custos do período de descanso e o fechamento temporário do negócio.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo