Do Micro Ao Macro
Sebrae assume compromisso de engajar pequenos negócios no combate à fome
Presidente Décio Lima, em parceria com a CNI, reuniu os maiores líderes empresariais mundiais no B20 Summit


Pela primeira vez, o Sebrae participou do B20 Summit Brasil em parceria com a CNI. Durante o evento, apresentou a importância dos pequenos negócios na economia brasileira a líderes empresariais mundiais. Além disso, assumiu o compromisso de envolver os empreendedores no combate à fome, uma prioridade do governo Lula no G20.
A colaboração entre pequenos e grandes negócios surge como alternativa para impulsionar um mundo mais inovador e sustentável em meio à economia globalizada. Foi essa a defesa de Décio Lima, presidente do Sebrae, que discursou na tarde de quinta-feira (24). Ele falou para cerca de 400 lideranças empresariais das maiores economias do mundo, no B20 Summit, em São Paulo.
Ao longo dos dois dias do evento, mais de mil participantes, incluindo líderes empresariais e representantes de governos de países-membros, discutem propostas de políticas públicas. Essas discussões devem influenciar as decisões do G20, que será realizado em novembro no Rio de Janeiro.
Além de apoiar o B20 Summit no Brasil, o Sebrae pretende acompanhar de perto as pautas que impactam os pequenos negócios. “Estamos aqui trazendo, para esse debate plural, a expressão de algo grande, pela quantidade e pela relevância econômica”, disse Décio Lima. Segundo ele, esse setor representa 95% das empresas brasileiras e responde por mais de 55% dos empregos do país. “Esses negócios são reflexo da cultura do povo brasileiro, sendo que 60% desejam empreender”, completou.
Ele ainda destacou: “Deixo aqui uma reflexão para todos vocês. Um mundo inovador, que traz qualidade de vida e sustentabilidade, que garante uma existência planetária duradoura e uma economia formal e crescente, não pode ser um mundo de exclusão”.
Décio Lima enfatizou a necessidade de inclusão. “Esse mundo deve ser inclusivo. Não podemos aceitar que 750 milhões de pessoas fiquem abandonadas à própria sorte, sofrendo com fome e miséria. Tenho certeza de que o espírito empreendedor de todos vocês, pessoas com causas humanitárias e comprometidas com a construção de um novo modelo, nos permitirá deixar um legado melhor do que recebemos”, concluiu.
Durante o B20 Summit, os líderes internacionais terão a chance de conhecer produtos brasileiros de pequenos produtores ao visitar o estande do Sebrae. O objetivo é oferecer uma experiência da brasilidade, inserindo esses produtos na cadeia produtiva dos pequenos negócios.
Com: Agência Sebrae
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.