Do Micro Ao Macro
Sebrae anuncia garantia de crédito para recuperação de pequenos negócios no RS
Ação inclui balanço do Sebraetec Supera e apoio financeiro para empreendedores afetados pelas enchentes


Durante a Expointer, o presidente do Sebrae, Décio Lima, acompanhado pelos ministros da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, irá anunciou medidas de apoio para pequenos negócios, tanto urbanos quanto rurais, atingidos pelas recentes enchentes no estado.
A iniciativa conta com a parceria do Sebrae RS e busca oferecer suporte para a recuperação econômica dos empreendedores locais.
Medidas de apoio aos empreendedores afetados
Desde o início das enchentes no Rio Grande do Sul, o Sebrae tem atuado ativamente para manter os negócios funcionando.
A primeira resposta foi focada em manter as operações dos pequenos empreendimentos. Em seguida, foi lançado o Sebraetec Supera, que ofereceu consultorias e orientações para ajudar na reconstrução das empresas afetadas.
Agora, o Sebrae anuncia um novo aporte ao Fundo de Aval de Amparo às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), que garantirá crédito aos empreendedores gaúchos ainda impactados pelas enchentes.
Impacto das enchentes nos pequenos negócios
A cerimônia ocorrerá no estande do Ministério de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul na Expointer.
Segundo levantamentos recentes, 35,6% dos pequenos negócios no estado ainda permanecem fora de operação devido às fortes chuvas.
Esse novo aporte de garantias visa justamente proporcionar o suporte financeiro necessário para que esses empreendedores possam retomar suas atividades e contribuir para a economia local.
Apresentação do balanço do Sebraetec Supera
Durante o evento, também será apresentado um balanço do Sebraetec Supera, que tem desempenhado um papel crucial na recuperação dos pequenos negócios no Rio Grande do Sul.
O programa ofereceu consultorias especializadas e soluções tecnológicas para ajudar os empreendedores a reerguer suas operações, reforçando o compromisso do Sebrae com o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios na região.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.