Do Micro Ao Macro

Samsung, Apple e Electrolux lideram lista de marcas no radar para a Black Friday

Pesquisa revela que consumidores já monitoram produtos e preços meses antes do evento

Samsung, Apple e Electrolux lideram lista de marcas no radar para a Black Friday
Samsung, Apple e Electrolux lideram lista de marcas no radar para a Black Friday
Como se destacar na Black Friday 2024
Apoie Siga-nos no

Mesmo faltando meses para a Black Friday 2025, muitos consumidores brasileiros já acompanham anúncios e promoções das principais marcas.

Um estudo realizado pela Locaweb mostra que Samsung, Apple e Electrolux estão entre as empresas mais monitoradas pelo público, seguidas por Nike e Adidas.

A pesquisa indica ainda que 79% dos entrevistados querem aproveitar a data para garantir produtos já desejados com preços reduzidos, enquanto 62% buscam descobrir novos itens e serviços em promoção.

Além disso, 26% planejam participar de experiências exclusivas, como pré-vendas e conteúdos especiais, e 34% pretendem acompanhar tendências de mercado.

Site próprio é critério de credibilidade

Mais do que redes sociais ou comentários em sites de avaliação, o site oficial das empresas foi considerado o principal critério de confiança para 64% dos consumidores.

De acordo com o levantamento, fatores como navegação intuitiva (67%), segurança no tratamento de dados confirmada por certificados digitais (66%) e desempenho estável (57%) são decisivos para a experiência de compra.

Expectativa por clareza no discurso

O estudo também aponta que transparência nos preços e condições será fundamental para 86% dos entrevistados. Clareza nas informações (65%) e antecipação de prazos e promoções (37%) aparecem na sequência.

Segundo Pedro Braga, diretor de Tech/SaaS da Locaweb, a presença digital é determinante para conquistar clientes na Black Friday.

“Um site oficial bem estruturado, seguro e fácil de navegar funciona como cartão de visitas da marca e pode ser decisivo na escolha de fechar negócio. Quem negligencia a presença digital corre o risco de perder credibilidade mesmo oferecendo boas promoções”, afirma.

Black Friday em expansão

A edição de 2024 movimentou R$ 9,3 bilhões em vendas, segundo a Confi. Neotrust. Para este ano, o entusiasmo segue em alta, com consumidores planejando compras tanto no dia oficial quanto no período de “esquenta”.

Metodologia

A pesquisa ouviu 500 brasileiros adultos, conectados à internet e residentes em todas as regiões do país. O índice de confiabilidade foi de 95%, com margem de erro de 3,3 pontos percentuais. Foram analisadas cinco questões relacionadas às expectativas para a Black Friday, às marcas já monitoradas e aos critérios de credibilidade digital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo