Do Micro Ao Macro

Salão do Turismo reúne 70 rotas e produtos com protagonismo dos pequenos negócios

Estande do Sebrae traz experiências de todas as regiões do país e apresenta também 55 artesãos ao público

Salão do Turismo reúne 70 rotas e produtos com protagonismo dos pequenos negócios
Salão do Turismo reúne 70 rotas e produtos com protagonismo dos pequenos negócios
Diversidade. Praias paradisíacas, cidades históricas, tradição, natureza e aventura: são vários os Brasis – Imagem: iStockphoto e Miguel Carvalho/Embratur-Sebrae
Apoie Siga-nos no

O Distrito Anhembi, em São Paulo (SP), recebe entre os dias 21 e 23 de agosto o Salão do Turismo. O evento terá como destaque o estande do Sebrae, que vai apresentar 70 rotas e produtos turísticos elaborados com apoio de micro e pequenas empresas, além de reunir 55 artesãos de diferentes regiões do país. A iniciativa busca conectar visitantes a experiências culturais, gastronômicas e de aventura, dando visibilidade a empreendedores locais.

Com o suporte dos Agentes de Roteiros Turísticos (ARTs), o Sebrae auxilia localidades brasileiras a estruturarem roteiros e circuitos que valorizam pequenos negócios. “O evento abre espaço para que esses empreendedores acessem o mercado, posicionem seus produtos para clientes finais e também para operadores interessados em fechar parcerias”, explica Germana Magalhães, analista de Competitividade do Sebrae Nacional.

Programação diversificada

As apresentações serão realizadas ao longo dos três dias, sempre entre 14h e 18h no palco do estande do Sebrae. O primeiro dia terá foco em rotas ligadas à natureza e sabores locais. O segundo trará experiências de cultura, história e diversidade. O terceiro será dedicado a roteiros de aventura, gastronomia e manifestações culturais.

Mulheres no turismo de aventura

Um dos destaques é a agência goiana “Elas Aventura”, formada por uma equipe 100% feminina e especializada em roteiros off-road. A empresa apresentará a Rota dos Pireneus – Queijos e Vinhos de Goiás, que inclui visitas a vinícolas, queijarias, fazendas e trilhas em Pirenópolis, Cocalzinho e Corumbá de Goiás. “A Rota dos Pireneus é a nossa queridinha. Ela reflete histórias de empreendedorismo feminino que se conectam com o propósito da empresa”, afirma Arêda Marcório, sócia fundadora.

Chapada Diamantina

Outro exemplo vem da Agência Andarilhos Viagens e Turismo, de Mucugê (BA), que apresentará as rotas da Chapada Diamantina. Segundo o empresário Dourival Júnior, a região exige cada vez mais preparo. “O público é exigente e não há margem para improviso. A estruturação de roteiros influencia muito a percepção dos clientes, e o Sebrae nos apoia nesse processo”, avalia.

Afroturismo

A Rota da Liberdade será apresentada pela microempreendedora Solange Barbosa, guia de turismo e consultora em comunidades negras. A proposta inclui imersões culturais em quilombos paulistas. “A Rota da Liberdade é uma ferramenta antirracista e fortalece o desenvolvimento econômico das comunidades negras pelo turismo. Temos atraído escolas, com roteiros pedagógicos, e empresas interessadas em ações de diversidade”, destaca.

Artesanato

O espaço do Sebrae também contará com 55 artesãos, entre eles Janduy Baccarini Costa, de Serro (MG). Aos 71 anos, ele trabalha com madeira de reaproveitamento e terá no estande tábuas, facas, espátulas e itens de decoração. “Antes de pensar em faturamento, penso na divulgação do meu trabalho. É isso que busco em cada feira”, comenta o artesão, que participa pela primeira vez do Salão do Turismo.

Com iniciativas que vão do turismo de aventura ao afroturismo, passando pelo artesanato e pela gastronomia, o evento reforça a importância dos pequenos negócios para a diversidade de experiências oferecidas pelo setor no Brasil.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo