Do Micro Ao Macro
Quer ser encontrado no Google? App Sebrae libera acesso simplificado
Nova função permite criar e atualizar perfis no Google diretamente pelo aplicativo


Pequenos negócios já podem gerenciar sua presença digital de forma simplificada. O App Sebrae passou a oferecer integração com o Google, permitindo que microempreendedores individuais (MEI) e microempresas criem e atualizem seus perfis sem sair da plataforma.
De acordo com o Sebrae, a novidade facilita a inclusão digital de empresas que ainda não possuem cadastro ou mantêm dados desatualizados.
Como funciona a integração
Marcio Brito, líder do projeto na Unidade de Gestão de Soluções do Sebrae, explicou que o recurso foi desenvolvido em parceria com a NerdMonster. “O empreendedor pode gerenciar o perfil pelo aplicativo do Sebrae e iniciar o processo de criação do Google Meu Negócio direto no app”, afirmou.
O usuário que acessar o App Sebrae encontra a opção de criar perfil, atualizar informações e compartilhar os dados após validação do Google.
Passos para vincular o CNPJ
Segundo Brito, o processo é simples. “Ao fazer login, o usuário deve verificar se o CNPJ está vinculado. Caso não esteja, é possível realizar o vínculo, e o aplicativo apresenta automaticamente a informação do perfil da empresa no Google”, explicou.
Vantagens para empresas
A presença no Google amplia o alcance dos pequenos negócios em pesquisas, no Google Maps e no Google Earth. Segundo o Sebrae, os principais benefícios incluem:
-
Maior visibilidade em buscas relacionadas a produtos ou serviços
-
Acesso a clientes fora da área de atuação imediata
-
Credibilidade com informações verificadas e avaliações de consumidores
-
Facilidade de contato com endereço, telefone e horários de funcionamento
-
Interação por meio de publicações e respostas a comentários
-
Vantagem competitiva frente a negócios que ainda não utilizam a ferramenta
Apoio à digitalização
A integração faz parte da estratégia do Sebrae de estimular a digitalização e aumentar a competitividade de micro e pequenas empresas no mercado digital.
Para usar o novo recurso, basta acessar o App Sebrae e seguir as orientações disponíveis.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.