Do Micro Ao Macro
Quatro tecnologias que podem impulsionar as vendas no fim de ano
O varejo entra na reta final do ano com expectativa elevada, e a oferta de mais opções de pagamento pode definir o desempenho das vendas.
O varejo brasileiro entra na reta final do ano com expectativas elevadas de vendas. Black Friday e Natal devem movimentar mais de R$ 13 bilhões, avanço de 16% em relação ao ano passado. Para muitos negócios, o diferencial deste período está na variedade de meios de pagamento oferecidos ao consumidor, que busca rapidez, segurança e conveniência nas compras presenciais e online. Por isso, apresentamos quatro tecnologias que já se tornaram parte das estratégias de venda e fidelização em 2025.
Saiba mais no novo episódio da série “Do Micro ao Macro“.
https://www.youtube.com/embed/7OEKVX6GK_Y
As carteiras digitais com biometria estão presentes no bolso de mais da metade dos brasileiros. Em lojas físicas ou virtuais, o cliente paga em segundos, usando reconhecimento facial ou digital, sem cartão físico. Para o varejo, isso significa operações mais seguras, com menor risco de fraude e maior taxa de conversão, o que se reflete diretamente no aumento das vendas.
O cartão de crédito segue indispensável para compras parceladas, mesmo com o ritmo acelerado do Pix. Mais de metade das vendas online ainda utilizam esse meio. O parcelamento sem juros representa mais de 40% das transações, geralmente dividido em até seis vezes. Além de flexibilidade, o cartão oferece autenticação rápida e atende bem modelos de assinatura e cobranças recorrentes.
O Pix por aproximação vem ganhando espaço desde a liberação pelo Banco Central. Em agosto, foram quase 600 mil operações, 17 vezes mais que no mês anterior. Ele permite pagamentos instantâneos sem abrir aplicativos ou escanear códigos, trazendo agilidade ao caixa e uma experiência que reduz desistências na hora da compra.
Por fim, o Pix Automático simplifica pagamentos recorrentes: assinaturas, mensalidades e planos passam a ser quitados sem a burocracia do débito automático. Para o negócio, há previsibilidade no fluxo de caixa; para o cliente, comodidade.
Com carteiras digitais, cartão, Pix por aproximação e Pix Automático, o varejo amplia a eficiência das operações e prepara um cenário mais favorável para vendas no fim do ano.
‘Do Micro ao Macro’ é uma produção de CartaCapital em parceria com o Sebrae
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Como trabalhar para uma empresa estrangeira e emitir nota no Brasil
Por Do Micro ao Macro
5 dicas para os pequenos negócios que vendem pela internet
Por Do Micro ao Macro



