Do Micro Ao Macro

Quatro dicas para os líderes aprimorarem a gestão da inovação nas empresas

Estratégias ajudam organizações a transformar ideias em resultados concretos e tornar a inovação uma rotina

Quatro dicas para os líderes aprimorarem a gestão da inovação nas empresas
Quatro dicas para os líderes aprimorarem a gestão da inovação nas empresas
Líderes precisam aprimorar a gestão da inovação nas empresas
Apoie Siga-nos no

Transformar ideias em resultados e tornar a inovação constante nas organizações exige práticas bem definidas.

Elisângela Lazarou Tarraço, gerente de inovação da G.A.C. Brasil, compartilha estratégias para líderes que desejam alinhar processos, recursos e cultura organizacional em busca de soluções inovadoras.

Realize diagnósticos externos para identificar oportunidades

Para Elisângela Lazarou Tarraço, gerente de inovação da G.A.C. Brasil, avaliar o estágio atual da inovação na empresa é um ponto inicial.

Segundo ela, esse diagnóstico permite identificar áreas que precisam de ajustes. Além disso, ele direciona recursos para ações que gerem melhores resultados.

Ela também observa que uma consultoria externa pode ajudar nesse processo. “Uma consultoria externa pode ajudar líderes a decidir onde investir e como estruturar estratégias sólidas”, destaca a especialista.

Implemente governança para organizar projetos de inovação

A governança bem estruturada é uma ferramenta essencial para garantir que projetos de inovação sejam gerenciados com eficiência.

Conforme explica Elisângela, políticas claras e métricas consistentes ajudam a direcionar recursos de forma estratégica. Além disso, revisar iniciativas e coordenar relacionamentos com foco nos objetivos estratégicos torna os resultados mais consistentes.

Ela destaca que esforços bem priorizados contribuem para o uso eficiente dos recursos. Assim, as empresas podem alinhar projetos de inovação com suas metas principais.

Busque parcerias para expandir recursos e capacidades

Parcerias com startups, universidades e centros de pesquisa permitem acessar tecnologias externas à organização.

Segundo Elisângela, essas colaborações ajudam a reduzir riscos. Além disso, elas diminuem os custos de desenvolvimento e o tempo de resposta ao mercado.

Por isso, líderes devem estar abertos a buscar parceiros estratégicos que complementem suas capacidades internas.

Utilize incentivos e financiamentos para reduzir custos

Para impulsionar a inovação de forma sustentável, Elisângela recomenda que empresas explorem incentivos fiscais e financiamentos.

Ela cita a Lei do Bem como uma ferramenta relevante no Brasil. A lei oferece benefícios fiscais para investimentos em P&D.

“Adotar uma gestão proativa da inovação pode aumentar a viabilidade financeira dos projetos e reduzir custos operacionais”, explica a especialista.

Promova uma cultura que favoreça a criatividade

Elisângela conclui que é responsabilidade dos líderes criar um ambiente que estimule a colaboração e a criatividade.

Ela destaca que, com recursos bem alocados e uma cultura inovadora, as empresas estarão mais preparadas. Isso ajuda a enfrentar desafios e aproveitar as oportunidades do mercado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo