Do Micro Ao Macro

Projeto do Sebrae propõe rota turística na Serra da Canastra

Iniciativa conta com apoio de lideranças regionais, Sebrae Minas e Secult para aumentar o fluxo turístico e promover novos negócios na região

Unir o queijo, o café e as paisagens da Serra da Canastra para incentivar o turismo e o desenvolvimento econômico local é o objetivo do novo projeto de rota turística focada no turismo gastronômico, de aventura e experiência
Apoie Siga-nos no

Unir o queijo, o café e as paisagens da Serra da Canastra para incentivar o turismo e o desenvolvimento econômico local é o objetivo do novo projeto de rota turística focada no turismo gastronômico, de aventura e experiência.

A proposta, apoiada por produtores rurais, Sebrae Minas e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), começou a ser delineada na última segunda-feira (20/5) durante uma reunião em São Roque de Minas, no sudoeste do estado, que contou com a presença de lideranças regionais e representantes das instituições parceiras.

O desenvolvimento da Rota Turística da Serra da Canastra está sendo baseado nas atrações e experiências das cidades que compõem a região: São Roque de Minas, Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, Tapiraí e Vargem Bonita. A iniciativa visa beneficiar diretamente pequenos negócios do setor turístico, produtores rurais, comunidades locais e a sociedade civil organizada, além dos próprios turistas.

“A criação da rota turística vai valorizar ainda mais a Região da Canastra, fortalecendo nosso território e promovendo nossos produtos. Além disso, o aumento do fluxo de turistas vai garantir a sustentabilidade dos pequenos negócios locais e estimular a geração de emprego e renda para a população das cidades envolvidas”, explica o presidente da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan), João Carlos Leite.

Durante o encontro realizado no início da semana, foram estabelecidos objetivos, metas e ações para a estruturação da nova rota turística. As atividades devem começar em julho deste ano. Com o apoio de uma consultoria contratada pelo Sebrae Minas, serão mapeados empreendimentos e atrativos ao longo do percurso.

Estão previstas capacitações para pequenos negócios locais, incluindo palestras, workshops e oficinas voltadas para a melhoria da gestão, boas práticas em atendimento e criação de novos produtos turísticos. Também haverá iniciativas para criar uma rede integrada de empreendedores de toda a cadeia produtiva do turismo, como hotéis, fazendas, produtores de queijo e café, restaurantes, artesãos, empórios e o comércio local.

“Será uma rota diferenciada que vai unir dois ícones da nossa mineiridade – o queijo e o café -, e ainda proporcionar aos visitantes experiências únicas, como conhecer uma trilha em meio à natureza até a nascente do Rio São Francisco”, afirma a analista do Sebrae Minas Carolina Alvim.

A previsão é que o lançamento da Rota Turística da Serra da Canastra ocorra até o final deste ano.

Sobre a Serra da Canastra

Localizada entre o Oeste e Sul de Minas Gerais, a Serra da Canastra é conhecida pelas paisagens típicas do Cerrado brasileiro. A região, famosa pelo Queijo Minas Artesanal, que recebeu em 2012 a chancela de Indicação Geográfica (IG) na modalidade de Indicação de Procedência (IP), também se destaca pela produção de cafés especiais.

Em 2023, a Associação dos Cafeicultores da Canastra e o Sebrae Minas lançaram a marca território “Café da Canastra”, uma estratégia de promoção e posicionamento no mercado para fortalecer a união dos produtores e a identidade da região.

No mesmo ano, a Região da Canastra foi a sexta no estado a receber a IG na produção de café, na modalidade Denominação de Origem (DO), mesma distinção já alcançada pelas regiões Mantiqueira de Minas (em 2020) e Cerrado Mineiro (em 2013).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo