Do Micro Ao Macro
Projeto conecta venda de ingressos a doações para catadores de recicláveis
Projeto destina 20% do valor de ingressos sociais para cooperativas de reciclagem selecionadas pelo CEMPRE


Um novo tipo de ingresso está disponível nas plataformas digitais do país. Chamado de GreenPassTicket, ele direciona parte do valor pago pelo público a cooperativas de reciclagem. O modelo une o consumo de cultura e entretenimento a práticas ambientais, com foco no apoio aos catadores de materiais recicláveis.
A iniciativa é uma parceria entre a Atena Entretenimento e o CEMPRE (Compromisso Empresarial para a Reciclagem), entidade formada por empresas como Tetra Pak, Klabin, Vigor e Ajinomoto.
Como funciona o GreenPassTicket
O ingresso está disponível na categoria social e tem preço inferior ao ingresso cheio e superior à meia-entrada. Ao ser escolhido pelo consumidor, automaticamente 20% do valor arrecadado vai para o Movimento Socioambiental GreenPassTicket.
Esse percentual é repassado a cooperativas e associações pré-selecionadas pelo CEMPRE. O modelo se aplica a eventos culturais, musicais, esportivos e corporativos que aderirem ao projeto.
Segundo Sérgio Tadeu Rodrigues, diretor da Atena Entretenimento, a proposta estimula o envolvimento do público. “O GreenPassTicket oferece ao público uma oportunidade ativa de participar de ações socioambientais”, afirma. Ele avalia que a combinação entre cultura e impacto ambiental gera maior vínculo com as marcas envolvidas.
Foco nos trabalhadores da reciclagem
Além do aspecto ambiental, o GreenPassTicket tem como meta ampliar o apoio à cadeia da reciclagem. Para Ivan Carratu, também diretor da Atena, a proposta oferece uma alternativa prática a empresas e consumidores interessados em projetos com impacto direto.
“O serviço incentiva a participação do público na melhoria das condições de trabalho dos catadores e catadoras através do entretenimento”, explica Carratu.
Modelo busca ampliar o impacto da economia circular
De acordo com Valéria Michel, presidente do CEMPRE, o modelo fortalece a economia circular com impacto nas comunidades. Ela afirma que a aliança com o GreenPassTicket gera efeito concreto. “Estamos criando um modelo que beneficia tanto o meio ambiente quanto as comunidades envolvidas.”
Para Michel, o formato preenche uma lacuna de mercado ao conectar o consumo de eventos com ações sustentáveis. “O ingresso GreenPassTicket tem o poder de transformar a forma como nos relacionamos com o consumo de eventos”, conclui.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.