Do Micro Ao Macro

Programa seleciona startups para aceleração com suporte operacional completo

Iniciativa oferece até dois anos de mentoria, estrutura e rede de contatos para escalar negócios

Programa seleciona startups para aceleração com suporte operacional completo
Programa seleciona startups para aceleração com suporte operacional completo
Ecossistema de startups supera 20 mil empresas ativas e se espalha pelo país
Apoie Siga-nos no

Um novo programa de aceleração está com inscrições abertas e vai selecionar até duas startups para um processo intensivo de crescimento. A proposta é diferente de modelos tradicionais: em vez de aporte financeiro direto, as empresas escolhidas terão acesso a suporte operacional estruturado para escalar de forma sustentável em até 24 meses.

O responsável pela iniciativa é o SX Group, venture builder referência na criação e aceleração de negócios inovadores. O pacote oferecido inclui assessoria nas áreas financeira, comercial, marketing, produto, tecnologia e estratégia para M&A, além de infraestrutura física no SX CoWork, em São Paulo, mentoria direta dos sócios e conexão com uma rede de executivos e investidores.

Aceleração com foco em execução

Segundo Guilherme Camargo, CEO do SX Group, muitas empresas enfrentam dificuldades pela falta de execução. “Muitas empresas quebram por falhas na execução, não por falta de dinheiro em caixa. É por isso que nosso aporte é em inteligência e ‘mão na massa’. Entramos juntos na operação, da estratégia de marketing ao financeiro, para garantir que os fundadores construam um negócio realmente escalável, com processos eficientes e uma cultura forte”, explica.

O diferencial do programa é justamente o suporte full-stack, que cobre diferentes frentes da operação empresarial. Essa abordagem possibilita que os empreendedores avancem com eficiência em todas as áreas críticas para a expansão do negócio.

Impacto mensurável no crescimento

Os resultados alcançados pelas empresas já aceleradas pelo SX Group indicam ganhos expressivos. O crescimento médio de receita varia de 80% a 120% no primeiro ano e pode se multiplicar de três a cinco vezes em dois anos. Além disso, o valuation aumenta entre 150% e 200% no mesmo período, consolidando métricas de governança e posicionamento.

Há também evolução média de dez pontos percentuais na margem de lucro em até 18 meses, fruto da renegociação com fornecedores, otimização de processos e aplicação de tecnologia para ganho de eficiência. Até o momento, o índice de sobrevivência das empresas aceleradas é de 100%.

Entre os casos de destaque estão a Ludos Pro, edtech voltada à educação corporativa, a Diaspora.Black, traveltech com soluções para turismo e cultura negra, e a Go Gamers, plataforma de dados sobre consumo e comportamento no mercado de games na América Latina.

Perfil das startups buscadas

Podem participar startups com CNPJ ativo, faturamento anual a partir de R$ 500 mil, empreendedores 100% dedicados e modelo de negócio validado ou em fase de validação com tração inicial.

Serão priorizados negócios B2B ou B2B2C em setores como:

  • Martech e SalesTech

  • Infraestrutura para e-commerce, pagamentos ou logística

  • Soluções de inteligência artificial aplicadas a negócios

  • Educação, entretenimento digital e games

  • Healthtechs voltadas para bem-estar

Etapas do processo seletivo

As inscrições podem ser feitas até 31 de outubro de 2025 no site oficial do SX Group. O processo será dividido em quatro fases:

  • Inscrição (até 31/10): preenchimento de formulário online.

  • Entrevista (15/11 a 30/11): conversa com os candidatos e o comitê do SX Group.

  • Avaliação (01/12 a 10/12): assessment inicial em parceria com a Invistia.

  • Resultado final (15/12): anúncio das startups selecionadas e início dos trâmites legais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo