Do Micro Ao Macro

Programa Exporta Mais Amazônia abre inscrições para nova rodada

Empresas do Norte podem participar de rodadas de negócios internacionais focadas em produtos da região

Programa Exporta Mais Amazônia abre inscrições para nova rodada
Programa Exporta Mais Amazônia abre inscrições para nova rodada
Mercado Ver-o-Peso, em Belém (PA), cidade que vai receber a COP30
Apoie Siga-nos no

O programa Exporta Mais Amazônia, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), está com inscrições abertas para a próxima rodada de negócios.

O foco é nas empresas da região Norte que produzem ou comercializam açaí, castanha do Brasil, pescados amazônicos, temperos, molhos de pimenta e geleias.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da ApexBrasil até o dia 30 de setembro. O regulamento completo está disponível no mesmo site.

Rodadas de negócios internacionais

As empresas selecionadas terão a chance de apresentar seus produtos diretamente a importadores estrangeiros. Esses compradores foram escolhidos pela ApexBrasil e serão trazidos ao Brasil para participar das reuniões.

Ao todo, 55 vagas estão sendo oferecidas para empresas que já possuem estratégias de exportação ou internacionalização. O evento acontecerá entre os dias 20 e 22 de novembro, em Belém, no Pará.

Formato dinâmico das reuniões

As rodadas de negócios seguirão um formato dinâmico, onde cada comprador estrangeiro recebe uma empresa em sua mesa. As reuniões duram 25 minutos e o tempo é controlado por um relógio digital visível para todos.

Após o término de cada reunião, a empresa troca de mesa e inicia uma nova negociação com outro comprador. Esse formato permite que as empresas realizem diversas reuniões sem sair do Brasil.

Resultados da primeira edição

A primeira rodada do Exporta Mais Amazônia ocorreu em novembro de 2023, no Acre. Nessa ocasião, mais de R$ 50 milhões foram gerados em negócios.

Importadores de 15 países participaram das negociações, que envolveram 35 empresas do Norte. Além disso, os compradores tiveram a oportunidade de conhecer a produção de produtos compatíveis com a floresta amazônica.

Objetivos do Exporta Mais Amazônia

O programa Exporta Mais Amazônia busca aumentar as exportações de setores compatíveis com a floresta amazônica. Além disso, visa promover produtos com alto valor agregado da região.

Além das rodadas de negócios, o programa também inclui visitas técnicas a cadeias produtivas e a montagem de estandes “Amazônia” em feiras internacionais. Por fim, o programa ainda se dedica a identificar entraves à exportação e propor soluções para esses desafios.

Serviço

  • Inscrições: até 30 de setembro no site da ApexBrasil.
  • Rodadas de negócios: 20 a 22 de novembro.
  • Local: Sede da FIEPA, Belém (PA).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo