Do Micro Ao Macro

Produção industrial cresce em março impulsionada por micro e pequenas empresas

Programa Brasil Mais Produtivo, apoiado pelo Sebrae, já atendeu mais de 57 mil negócios no país

Produção industrial cresce em março impulsionada por micro e pequenas empresas
Produção industrial cresce em março impulsionada por micro e pequenas empresas
ASN Nacional - Agência Sebrae de Notícias Linha de produçção das balas de Banana Antonina, no Paraná. Foto: Rodolfo Buhrer/ASN
Apoie Siga-nos no

A produção da indústria brasileira subiu 1,2% em março, na comparação com fevereiro, segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada pelo IBGE. Este é o maior avanço desde junho de 2023, quando o setor registrou alta de 4,3%. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 3,1%.

Esse desempenho ocorre em um contexto em que mais de 90% das empresas industriais no país são micro e pequenas, de acordo com o Sebrae. Para a entidade, a expansão está associada à implementação da estratégia Nova Indústria Brasil (NIB), política federal lançada em novembro de 2023, e à atuação direta do Programa Brasil Mais Produtivo, voltado ao fortalecimento da produtividade no setor.

Pequenos negócios ganham produtividade

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Brasil Mais Produtivo já alcançou 57,5 mil micro e pequenas empresas. Destas, 38,6 mil são do setor de comércio e serviços e cerca de 19 mil são indústrias.

Segundo o Sebrae, os resultados são perceptíveis em diferentes frentes de atuação. As consultorias de diagnóstico e gestão proporcionaram um aumento médio de 23% na produtividade global. Já a aplicação da metodologia Lean Manufacturing nas linhas de produção gerou ganho médio de 27,8%. Além disso, os projetos de eficiência energética possibilitaram redução de 18,2% no consumo.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, afirma que o programa estimula a cooperação, o desenvolvimento territorial e o uso de tecnologias que contribuem para a descarbonização da economia. “O Brasil Mais Produtivo acelera a difusão de boas práticas para ganhos de eficiência, sustentando o crescimento da produção industrial e ampliando oportunidades de emprego e renda no país”, disse.

Programa atende empresas em todo o país

A meta do programa é atender 200 mil empresas até 2027, das quais 93 mil devem ser beneficiadas com atendimento presencial. A iniciativa tem execução compartilhada entre o Sebrae e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com foco em micro, pequenas e médias indústrias.

Empresas de todo o país podem acessar o programa por meio da Plataforma de Produtividade, disponível no site oficial. O ambiente digital oferece diagnóstico gratuito, consultorias, capacitações e apoio financeiro, com o objetivo de melhorar a gestão, aperfeiçoar processos e estimular a adoção de tecnologias.

O endereço é https://plataformaprodutividade.com.br.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo