Do Micro Ao Macro

Pluralidade em agências fortalece conexão das marcas com públicos diversos

Equipes heterogêneas contribuem para campanhas mais autênticas e estratégias alinhadas a diferentes realidades

Pluralidade em agências fortalece conexão das marcas com públicos diversos
Pluralidade em agências fortalece conexão das marcas com públicos diversos
Pluralidade em agências fortalece conexão das marcas com públicos diversos
Apoie Siga-nos no

Pesquisa realizada pela Opinion Box a pedido da Cajuína aponta que 52% dos trabalhadores com carteira assinada percebem preocupação com diversidade nos setores de recursos humanos das empresas onde atuam. No entanto, apenas 37% afirmam ter presenciado ações efetivas.

Para Haynabian Amarante, sócia e COO da agência HUSTLERS.BR, a pluralidade nas equipes impacta diretamente a capacidade de criar soluções e narrativas que representem diferentes pontos de vista. Ela mantém um time formado por pessoas de vivências e origens distintas para garantir produções mais alinhadas à realidade social.

Desigualdade nos números

O relatório de tendências 2025 da Gupy mostra que, em 2024, apenas 13% das contratações foram de pessoas pretas, 2% de amarelas e 0% de indígenas. Dados do Dieese revelam que trabalhadores negros recebem, em média, 32,9% menos que pessoas não negras na mesma função. Já levantamento da Vagas indica que 70% dos profissionais trans estão em funções operacionais e ganham até 26% menos que pessoas cisgênero.

Impacto no posicionamento das marcas

Segundo Haynabian, retrocessos nas pautas de diversidade e inclusão contrariam o desejo de consumidores por representatividade em produtos, serviços e campanhas. Ela defende que a diversidade nos canais e nos públicos permite criar abordagens mais personalizadas e inclusivas, fundamentais para a conexão com diferentes nichos.

A executiva avalia que restringir oportunidades limita a capacidade criativa e estratégica das empresas. Marcas que investem em equipes plurais tendem a conquistar maior lealdade do público e a se manter relevantes no mercado no longo prazo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo