Do Micro Ao Macro

PIX lidera pagamentos no e-commerce durante o Carnaval 2025

Mais de 77% das vendas online foram feitas via PIX, apontam dados da Tuna Pagamentos

PIX lidera pagamentos no e-commerce durante o Carnaval 2025
PIX lidera pagamentos no e-commerce durante o Carnaval 2025
Como as empresas podem se planejar para o Carnaval? Especialista explica
Apoie Siga-nos no

O levantamento da Tuna Pagamentos, empresa de orquestração de pagamentos, revelou que o PIX foi o meio mais utilizado no e-commerce durante o Carnaval de 2025.

Entre as transações processadas por mais de 40 mil empresas de vendas online, 77% das compras foram pagas via PIX na segunda-feira de Carnaval (3/3).

Outras opções também registraram participação relevante. O NuPay representou 12,50% das transações, enquanto os pagamentos com cartão de crédito alcançaram 9,92%. Já os boletos bancários ficaram com apenas 0,28% das operações.

Mudança no comportamento do consumidor

Apesar da liderança do PIX, houve uma queda na sua participação em relação ao Carnaval de 2024, quando o método representou 92% das vendas.

Segundo Alex Tabor, CEO da Tuna, essa mudança reflete a diversificação das opções de pagamento.

“A ampliação das alternativas está proporcionando uma experiência mais fluida para os consumidores. Agora, as pessoas escolhem o método mais conveniente para cada situação, sem depender de uma única forma de pagamento”, explica.

Mesmo com a redução percentual do PIX, o Total Payment Volume (TPV) da Tuna no Carnaval de 2025 foi de R$ 106,5 milhões, um aumento de 328% em relação a 2024, quando o TPV foi de R$ 24,8 milhões. Na comparação com 2023, o crescimento ultrapassou 2.000%.

A ascensão do NuPay e o crescimento do cartão de crédito

Outro destaque do levantamento foi o aumento dos pagamentos via cartão de crédito, que passaram de 6% em 2024 para quase 10% em 2025.

Além disso, o NuPay, em seu primeiro ano de operação, já foi escolhido por mais de 12% dos consumidores.

“O crescimento do NuPay mostra uma tendência dos consumidores por soluções mais modernas”, avalia Tabor.

Importância da diversidade nos meios de pagamento

Para o CEO da Tuna, os resultados reforçam a necessidade de oferecer múltiplas opções de pagamento no e-commerce.

“A diversificação amplia o acesso às compras online de forma segura e conveniente. Esse cenário fortalece a inclusão financeira e impulsiona a digitalização do setor”, conclui.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo