Do Micro Ao Macro

Pequenos negócios somam 96% de todas as novas empresas criadas no Brasil

Em setembro, abertura foi 17% superior à registrada no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento do Sebrae

Pequenos negócios somam 96% de todas as novas empresas criadas no Brasil
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Em setembro de 2024, o Brasil registrou a abertura de 349,5 mil novos pequenos negócios. Esse número representa 96% de todos os CNPJs criados no período. Além disso, mostra um aumento de 17% em relação ao total de micro e pequenas empresas (MPE) registradas no mesmo mês do ano passado. Os dados são de um levantamento realizado pelo Sebrae, com base em informações da Receita Federal.

Desde o início de 2024, o Brasil viu a criação de 3,3 milhões de novas empresas. Deste total, aproximadamente 3,2 milhões correspondem a MEI, micro e pequenas empresas, representando 96% das aberturas de empresas no período.

Expansão econômica e crédito

Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, afirma que os números refletem o momento positivo da economia brasileira. “Com a política econômica atual, a abertura de pequenos negócios atingiu recordes. A economia global está integrada, e o crédito, que antes era restrito, agora é acessível, permitindo escala e mais oportunidades. A ampliação do crédito será importante para manter empregos e gerar renda”, comenta Lima.

Ele também destaca que ações para facilitar o acesso ao crédito, aumentar a competitividade e ampliar a presença das MPE no mercado externo têm encorajado brasileiros a formalizarem seus negócios ou abrirem novas empresas. Com o apoio de políticas públicas, esses empreendedores estão contribuindo para a geração de empregos, colocando o país em um patamar próximo ao pleno emprego.

Setores em destaque

O setor de serviços liderou a criação de novos CNPJs em setembro, com 222 mil novas empresas, o que corresponde a 61% do total. O comércio ficou em segundo lugar, com 81 mil CNPJs (22%). Logo depois, veio a indústria, com 27 mil novas empresas, representando 8% do total.

Entre os microempreendedores individuais (MEI), os segmentos que mais cresceram foram as Atividades de Publicidade, com 17 mil novos registros. Logo atrás, vieram o Transporte Rodoviário de Carga (16 mil) e Cabeleireiros e Beleza (15,6 mil). Nos pequenos negócios, os destaques foram Atenção Ambulatorial e Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo, ambos com 4 mil novas empresas. Restaurantes e Estabelecimentos de Alimentação e Bebidas tiveram 3,6 mil novos registros.

Motivações para empreender

De acordo com o estudo Monitor Global de Empreendedorismo (GEM 2023), realizado pelo Sebrae em parceria com a Anegepe, a principal motivação dos empreendedores brasileiros é “fazer a diferença no mundo”. O levantamento também revela que “ter o próprio negócio” é um dos três maiores sonhos do brasileiro, ficando atrás apenas de “viajar pelo Brasil” e “comprar a casa própria”.

Além disso, o estudo mostra que 61% dos novos empreendedores iniciam um negócio por enxergar uma oportunidade. Em 2020, a metade dos empreendedores começava seus negócios por necessidade. Isso evidencia uma mudança de perfil nos últimos anos.

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