Do Micro Ao Macro
Pequenos negócios apostam em propaganda paga na internet
Instagram supera Facebook como rede preferida para impulsionar vendas, aponta pesquisa do Sebrae.
Uma pesquisa do Sebrae revela que 48% dos pequenos negócios no Brasil já investiram em propaganda paga na internet. O estudo, realizado entre 25 de novembro e 17 de dezembro de 2024, mostra que as micro e pequenas empresas (MPE) lideram esse movimento. Entre elas, 59% destinam recursos para divulgação on-line. Já entre os microempreendedores individuais (MEI), o índice é de 39%.
Além disso, o levantamento aponta que 70% dos pequenos negócios utilizam ferramentas digitais para vender. Setores como alimentação, serviços pessoais, saúde, educação e economia criativa são os que mais investem em publicidade on-line.
Instagram supera Facebook em preferência
Atualmente, o Instagram se consolidou como a rede social preferida dos empreendedores, com 60% das indicações. Por outro lado, o Facebook, que antes liderava, caiu para 34%. O WhatsApp segue como a ferramenta mais usada, com 81% dos entrevistados afirmando utilizá-lo para negócios. Vale destacar que cada participante podia escolher mais de um canal.
“O legado da pandemia é a digitalização das empresas. O Instagram ganhou espaço no e-commerce nos últimos três anos, ultrapassando o Facebook”, afirma Kennyston Lago, analista do Sebrae. Ele ainda ressalta que o avanço da tecnologia e a maior confiança dos consumidores em compras on-line devem impulsionar ainda mais esse mercado.
Estratégias para ampliar vendas on-line
Para melhorar os resultados, o Sebrae recomenda que os pequenos negócios fortaleçam sua presença nas redes sociais. Outra sugestão é melhorar a logística de entregas para garantir uma experiência positiva ao cliente. Além disso, é importante manter-se atualizado sobre práticas de marketing e gestão.
A instituição oferece capacitações, mentorias e cursos para auxiliar na inserção desses negócios no mercado digital. Essas ferramentas podem ser acessadas por meio de sua plataforma on-line.
Destaques da pesquisa
- 48% dos pequenos negócios já pagaram por propaganda on-line;
- 59% das MPE investem em divulgação digital;
- 70% utilizam ferramentas digitais para vender;
- WhatsApp (81%), Instagram (60%) e Facebook (34%) são os canais mais usados.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



