Do Micro Ao Macro

Pequenos negócios apostam em propaganda paga na internet

Instagram supera Facebook como rede preferida para impulsionar vendas, aponta pesquisa do Sebrae.

Pequenos negócios apostam em propaganda paga na internet
Pequenos negócios apostam em propaganda paga na internet
Empresas que utilizam os próprios aplicativos mobile têm mais chances de gerar leads
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa do Sebrae revela que 48% dos pequenos negócios no Brasil já investiram em propaganda paga na internet. O estudo, realizado entre 25 de novembro e 17 de dezembro de 2024, mostra que as micro e pequenas empresas (MPE) lideram esse movimento. Entre elas, 59% destinam recursos para divulgação on-line. Já entre os microempreendedores individuais (MEI), o índice é de 39%.

Além disso, o levantamento aponta que 70% dos pequenos negócios utilizam ferramentas digitais para vender. Setores como alimentação, serviços pessoais, saúde, educação e economia criativa são os que mais investem em publicidade on-line.

Instagram supera Facebook em preferência

Atualmente, o Instagram se consolidou como a rede social preferida dos empreendedores, com 60% das indicações. Por outro lado, o Facebook, que antes liderava, caiu para 34%. O WhatsApp segue como a ferramenta mais usada, com 81% dos entrevistados afirmando utilizá-lo para negócios. Vale destacar que cada participante podia escolher mais de um canal.

“O legado da pandemia é a digitalização das empresas. O Instagram ganhou espaço no e-commerce nos últimos três anos, ultrapassando o Facebook”, afirma Kennyston Lago, analista do Sebrae. Ele ainda ressalta que o avanço da tecnologia e a maior confiança dos consumidores em compras on-line devem impulsionar ainda mais esse mercado.

Estratégias para ampliar vendas on-line

Para melhorar os resultados, o Sebrae recomenda que os pequenos negócios fortaleçam sua presença nas redes sociais. Outra sugestão é melhorar a logística de entregas para garantir uma experiência positiva ao cliente. Além disso, é importante manter-se atualizado sobre práticas de marketing e gestão.

A instituição oferece capacitações, mentorias e cursos para auxiliar na inserção desses negócios no mercado digital. Essas ferramentas podem ser acessadas por meio de sua plataforma on-line.

Destaques da pesquisa

  • 48% dos pequenos negócios já pagaram por propaganda on-line;
  • 59% das MPE investem em divulgação digital;
  • 70% utilizam ferramentas digitais para vender;
  • WhatsApp (81%), Instagram (60%) e Facebook (34%) são os canais mais usados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo