Do Micro Ao Macro

Parceria entre L’Oréal e Senac cria centro de capacitação de jovens

Projeto deve beneficiar mais de 300 jovens no Distrito Federal por meio da oferta de cursos de capacitação em cabeleireiro

Parceria entre L’Oréal e Senac cria centro de capacitação de jovens
Parceria entre L’Oréal e Senac cria centro de capacitação de jovens
Foto: arquivo
Apoie Siga-nos no

A L’Oréal Produtos Profissionais, com as marcas Kérastase, L’Oréal Professionnel e Redken, firmou uma parceria inédita com o Senac-DF para oferecer formação e capacitação a jovens do Distrito Federal na área da beleza.

O projeto Geração PRO tem como objetivo certificar mais de 300 jovens cabeleireiros ao longo de 18 meses.

Atualmente, um em cada cinco jovens no Brasil não estuda nem trabalha, sendo a maioria composta por mulheres pretas e pardas.

Esse cenário reduz as oportunidades de mobilidade social e gera impactos na economia, com estimativas de perdas de cerca de R$46,3 bilhões no PIB devido à falta de inclusão produtiva.

O projeto Geração PRO surge com a intenção de mudar essa realidade, oferecendo oportunidades concretas de formação e empregabilidade.

Demanda no setor de beleza

Segundo Joana Fleury, Diretora Geral de L’Oréal Produtos Profissionais no Brasil, há uma grande oportunidade no setor de beleza, já que 44% dos salões enfrentam dificuldades para encontrar profissionais qualificados.

Ao se unir ao Senac-DF, a L’Oréal busca fortalecer o setor, promovendo inovação em serviços e qualificação profissional. A parceria também visa posicionar os salões de beleza como agentes de mudança social.

Divulgação L’Oréal Produtos Profissionais

Início do projeto e estrutura

O termo de cooperação para o início do projeto foi assinado em 12 de agosto durante o L’Oréal PRO Summit, um evento voltado para profissionais da beleza. Participaram da assinatura Joana Fleury, José Aparecido Freire, Presidente do Sistema Fecomércio-DF, Vitor Corrêa, Diretor Regional do Senac-DF, e Helen Pedroso, Diretora de Responsabilidade Corporativa e Direitos Humanos do Grupo L’Oréal no Brasil.

O novo Polo de Educação Profissional será instalado no Shopping Conjunto Nacional, em Brasília, em um espaço de 155m², com turmas nos turnos da manhã, tarde e noite, formando 45 jovens por mês. O curso de ‘Cabeleireiro Básico’ será o primeiro a ser oferecido, com início em novembro.

Importância para o Distrito Federal

Vitor Corrêa, Diretor Regional do Senac-DF, destacou a importância do projeto para o setor de beleza no Distrito Federal, que conta com mais de 23 mil empresas e 70 mil trabalhadores, principalmente em salões de beleza, que necessitam de qualificação profissional.

A parceria entre Senac e L’Oréal busca melhorar a qualidade das formações e atender às exigências dos clientes de Brasília. Além disso, o foco na juventude visa capacitar uma parcela importante da sociedade que enfrenta dificuldades para ingressar no mercado de trabalho.

Apoio e empregabilidade

Para potencializar as taxas de empregabilidade, os cursos contarão com o apoio do Sindicato dos Salões, Institutos e Centros de Beleza, Estética do Distrito Federal (Simbeleza-DF) e da Rede Hélio, que se comprometeram a apadrinhar parte dos alunos, oferecendo oportunidades de trabalho.

O Geração PRO dá continuidade a uma série de iniciativas da L’Oréal Produtos Profissionais em prol do desenvolvimento do setor e da sociedade.

Em 2023, a L’Oréal, em parceria com Catraca Livre e o Coletivo Mulheres Independentes da Providência, lançou o projeto Beleza PRO do Futuro, que incluiu produtivamente mulheres da região da Pequena África, no Rio de Janeiro, distribuindo 20 bolsas de estudo para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo