Do Micro Ao Macro
Open Finance explicado: mais crédito, menos burocracia
‘Do Micro ao Macro’ é uma produção de CartaCapital em parceria com o Sebrae


Você já ouviu falar em Open Finance? Trata-se de um sistema criado pelo Banco Central que permite que bancos, fintechs, seguradoras e cooperativas de créditos compartilhem, de forma segura, os dados financeiros dos correntistas — sempre, é claro, com a sua autorização. Com isso, informações sobre contas, cartões, investimentos e empréstimos podem ser acessadas por diferentes instituições financeiras, proporcionando a você benefícios como crédito mais barato, soluções sob medida e até maior proteção contra fraudes. No episódio de hoje de “Do Micro ao Macro”, vamos mostrar oito benefícios que esse sistema já oferece e que talvez você ainda não conheça. Confira!
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.