Do Micro Ao Macro
Nubank é a marca brasileira mais preparada para o futuro; veja ranking
Estudo destaca Nubank, Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú como exemplos de adaptação e inovação para o futuro


Um levantamento da Timelens, parte do ecossistema FutureBrand, apontou as 30 marcas mais preparadas para o futuro no Brasil.
Em primeiro lugar, está o Nubank, com um score de 792, impulsionado por sua expansão internacional e a oferta de uma experiência consistente aos clientes.
Com 105 milhões de clientes, a fintech é hoje a maior plataforma de serviços financeiros fora da Ásia.
Setores com maior presença
O setor de bens de consumo é o mais presente no ranking, com 10 marcas, seguido por varejo e serviços, com 8 e 4 marcas, respectivamente.
Natura e O Boticário se destacam pela adoção de práticas sustentáveis.
Já Apple, Microsoft e Google ganham relevância pela inovação em inteligência artificial e realidade aumentada.
Capacidade de adaptação e novos entrantes
Empresas como Mercado Livre e Amazon se destacam por responder rapidamente às transformações do mercado, oferecendo experiências personalizadas aos consumidores.
A lista também inclui marcas tradicionais, como Banco do Brasil e Petrobras, que mantêm relevância ao consolidar seus valores centrais.
Já Hering e Porto Seguro estão se renovando, investindo em estratégias focadas na experiência do cliente, enquanto Shopee e Shein ganham espaço rapidamente.
Marcas com maior crescimento em compromisso com o futuro
O Itaú aumentou seu compromisso com o futuro em 12%, seguido pela Apple, com 8%, e pelo Mercado Livre, com 7%.
A análise Timelens mapeou 889 marcas, considerando relevância digital, sustentabilidade e conexão emocional com consumidores, com base em dados de buscas no Google, menções nas redes sociais e cobertura em notícias.
|
Marcas |
Setor |
Score 2024 |
Variação 2024/2021 |
1 |
Nubank |
Financeiro |
792 |
1% |
2 |
Netflix |
Serviços |
773 |
2% |
3 |
Mercado Livre |
Varejo |
755 |
7% |
4 |
Amazon |
Varejo |
747 |
6% |
5 |
Itaú |
Financeiro |
743 |
12% |
6 |
Natura |
Bens de consumo |
742 |
-8% |
7 |
Apple |
Tecnologia |
723 |
8% |
8 |
Microsoft |
Tecnologia |
711 |
4% |
9 |
|
Tecnologia |
710 |
6% |
10 |
iFood |
Serviços |
706 |
-3% |
11 |
Adidas |
Bens de consumo |
689 |
3% |
12 |
Spotify |
Serviços |
688 |
4% |
13 |
Samsung |
Tecnologia |
680 |
-3% |
14 |
McDonald’s |
Bens de consumo |
670 |
1% |
15 |
Magazine Luiza |
Varejo |
665 |
-9% |
16 |
C&A |
Varejo |
663 |
-5% |
17 |
Renner |
Varejo |
662 |
-2% |
18 |
Burger King |
Bens de consumo |
660 |
2% |
19 |
Coca-Cola |
Bens de consumo |
658 |
-1% |
20 |
Redbull |
Bens de consumo |
657 |
= |
21 |
O Boticário |
Bens de consumo |
656 |
NOVA |
22 |
Nestlé |
Bens de consumo |
655 |
3% |
23 |
Brastemp |
Bens de consumo |
654 |
1% |
24 |
Shopee |
Varejo |
653 |
NOVA |
25 |
Porto Seguro |
Serviços |
651 |
NOVA |
26 |
Hering |
Varejo |
643 |
NOVA |
27 |
Skol |
Bens de consumo |
640 |
2% |
28 |
Shein |
Varejo |
639 |
NOVA |
29 |
Banco do Brasil |
Financeiro |
638 |
NOVA |
30 |
Petrobras |
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.