Do Micro Ao Macro

Novo app quer facilitar controle de gastos e evitar erros no Imposto de Renda

Ferramenta gratuita automatiza registros e pode reduzir risco de cair na malha fina durante a declaração

Novo app quer facilitar controle de gastos e evitar erros no Imposto de Renda
Novo app quer facilitar controle de gastos e evitar erros no Imposto de Renda
Mais de 20 milhões ainda não declararam o IR e risco de multa cresce com prazo final em 30 de maio
Apoie Siga-nos no

A partir de maio, estará disponível gratuitamente o “Gastômetro”, aplicativo que ajuda no controle de gastos e na organização de despesas dedutíveis para a declaração do Imposto de Renda.

A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), que identificou, em estudos recentes, que quase metade da população adulta está endividada e apenas 3% dos brasileiros conseguem gerenciar bem o próprio dinheiro.

App registra automaticamente despesas dedutíveis

Segundo Alcyr Neto, gerente de projetos do IBPT, o objetivo principal da nova ferramenta é permitir um acompanhamento contínuo e inteligente das finanças.

O sistema permite que o usuário registre pagamentos ao longo do ano e, no momento da declaração do IR, emita um relatório automático com dados organizados, incluindo o CPF ou CNPJ do prestador de serviço e a data da despesa.

Dessa forma, o Gastômetro reduz a dependência da memória e aumenta a precisão na entrega das informações à Receita Federal.

Além disso, o aplicativo pode contribuir com a identificação de gastos esquecidos, evitando omissões e inconsistências que podem levar à malha fina.

Interface simplificada amplia o alcance da ferramenta

O Gastômetro foi pensado para ter uso intuitivo, buscando alcançar o maior número possível de pessoas com acesso ao smartphone.

“Nosso foco é tornar o hábito de registrar e controlar gastos algo acessível para todos”, explica Neto.

Ele destaca que o controle financeiro consistente está diretamente relacionado à estabilidade econômica e ao bem-estar social.

“Não existe sucesso financeiro sem controle de gastos. Gastou, registrou e controlou. É dessa forma que o Gastômetro pode transformar o planejamento financeiro pessoal”, completa.

Nova ferramenta compartilha base com app anterior

O Gastômetro utiliza parte da estrutura do “Citizen”, outro aplicativo lançado pelo IBPT em 2018.

Com foco em educação fiscal, o Citizen já soma 110 mil downloads em dispositivos Android e iOS.

A nova versão, além de mais voltada à organização do Imposto de Renda, mantém o compromisso de promover a conscientização financeira dos usuários.

Falta de registro ainda compromete declarações

Durante o período de envio do Imposto de Renda, muitos contribuintes relatam dificuldades em lembrar de todas as despesas dedutíveis.

Segundo Alcyr Neto, esse tipo de erro é comum e pode resultar em autuações.

“O Gastômetro vem justamente para automatizar essa parte. O contribuinte não precisa mais confiar só na memória”, afirma.

Além da praticidade, o app pode funcionar como uma ferramenta de apoio à formalização de gastos e serviços.

IBPT

Fundado em 1992, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação se consolidou como um dos principais centros de estudos sobre o sistema tributário no Brasil.

Ao longo das últimas décadas, a instituição desenvolveu iniciativas voltadas à educação fiscal, acesso à informação e melhoria da gestão pública e privada.

Entre suas contribuições, estão pesquisas sobre carga tributária, impacto dos tributos no consumo e criação de ferramentas para uso de dados abertos.

O IBPT também atua na formação de estratégias para empresas e setores com base em seu banco de dados — considerado o maior do país na área tributária.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo