Do Micro Ao Macro

Nova fase do Brasil Mais Produtivo mira digitalizar 200 mil pequenas indústrias

Sebrae vai oferecer consultoria em transformação digital para MEIs, micro e pequenas empresas, com 70% do custo subsidiado

Nova fase do Brasil Mais Produtivo mira digitalizar 200 mil pequenas indústrias
Nova fase do Brasil Mais Produtivo mira digitalizar 200 mil pequenas indústrias
Evento Brasil Mais Produtivo em São Paulo. Fábio Eufrásio.
Apoie Siga-nos no

A terceira fase do programa “Brasil Mais Produtivo” foi lançada com o objetivo de aumentar a competitividade de micro, pequenas e médias empresas. O Sebrae, em colaboração com o governo federal e outras instituições, vai capacitar microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas (MPE).

O plano é digitalizar 200 mil indústrias até 2027. Para isso, o investimento previsto ultrapassa R$ 2 bilhões.

Além disso, essa fase faz parte do projeto “Nova Indústria Brasil”, anunciado em janeiro.

Capacitação para transformação digital

Por meio de uma parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Sebrae vai oferecer consultorias focadas em transformação digital.

Nesse processo, 70% do custo das consultorias será subsidiado, o que torna o programa mais acessível para os microempreendedores.

Além disso, as empresas participantes terão acesso a uma ferramenta que avalia a maturidade digital de cada negócio.

Com base nessa avaliação, elas poderão acessar linhas de financiamento do BNDES e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) para implementar as tecnologias necessárias.

Presença em municípios facilita acesso

Bruno Quick, presidente em exercício do Sebrae Nacional, destacou a relevância das Salas do Empreendedor para o sucesso da iniciativa.

Atualmente, essas salas estão presentes em 2,6 mil municípios, o que, segundo ele, facilita a chegada das políticas públicas aos pequenos negócios.

Além disso, Quick ressaltou que o apoio das prefeituras e das entidades empresariais tem sido fundamental para expandir o alcance do programa. Essa colaboração é essencial para estimular o desenvolvimento industrial em diversas regiões.

Dalva Christofoletti, representante da Associação Paulista de Municípios, também destacou o impacto do Sebrae nas cidades paulistas. Segundo ela, a atuação do Sebrae é decisiva para promover o empreendedorismo em diversas localidades.

Smart Factories e Indústria 4.0

A nova fase do programa também inclui a criação de fábricas inteligentes, com um investimento de R$ 160 milhões. Esses recursos serão aplicados em tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, como parte de um esforço para melhorar a produtividade.

A parceria entre a FINEP e o BNDES vai apoiar 360 projetos. Esses projetos poderão beneficiar até 8,4 mil micro, pequenas e médias empresas, trazendo inovações tecnológicas para suas operações.

Por fim, as empresas selecionadas receberão suporte técnico e financeiro. Isso possibilitará a adoção de tecnologias como sensores digitais, computação em nuvem, Big Data, IoT, impressão 3D e inteligência artificial. Com essas ferramentas, as pequenas indústrias terão a chance de se tornarem mais competitivas no mercado digital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo