Do Micro Ao Macro

Nota Fiscal Eletrônica ajuda a eliminar o uso de mais de 170 bilhões de folhas no Brasil

Volume mostra o impacto positivo da tecnologia na sociedade

Nota Fiscal Eletrônica ajuda a eliminar o uso de mais de 170 bilhões de folhas no Brasil
Nota Fiscal Eletrônica ajuda a eliminar o uso de mais de 170 bilhões de folhas no Brasil
Uso da nota fiscal eletrônica reduziu o desperdício de papel em 170 bilhões de folhas de papel
Apoie Siga-nos no

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste mês, o foco global recai sobre a necessidade urgente de enfrentar e resolver os problemas ambientais. Nesse cenário, empresas de todo o mundo estão cada vez mais comprometidas com práticas sustentáveis e estratégias de ESG (Environmental, Social, and Governance).

Essa tendência deveria demonstrar o compromisso das organizações com a preservação do planeta e também estimular a inovação tecnológica.

Um exemplo claro dessa convergência entre tecnologia e sustentabilidade é a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Essa solução traz benefícios consideráveis para as empresas, promovendo eficiência operacional e redução de custos, enquanto contribui de maneira significativa para a preservação ambiental.

A transição do modelo físico para o eletrônico foi viabilizada pelo uso da certificação digital, que assegura a autenticidade das notas e elimina a necessidade de impressão.

Impactos

Segundo dados do portal da Fazenda, apenas no último mês, mais de dois milhões de notas fiscais foram emitidas eletronicamente. Desde a implementação da NF-e em 2006, foram registradas mais de 42,691 bilhões de notas, que deixaram de ser impressas, resultando em uma enorme economia de papel.

Esse número ultrapassa 170 bilhões ao considerarmos que, anteriormente, as notas eram impressas em quatro vias, em média.

A tecnologia de certificação digital vai além da emissão de notas fiscais. Júlio Duram, Chief Technology Officer da CertiSign, destaca que o certificado digital tem sido amplamente adotado para a formalização de documentos, como contratos e procurações.

“Com a adoção dessa tecnologia, documentos podem ser assinados com um simples clique, eliminando a necessidade de impressões, deslocamentos e armazenamento físico.

Atualmente, o certificado digital divide o protagonismo com outras tecnologias, como a biometria facial, que também permite assinaturas eletrônicas em diversas transações.”

A transformação digital, exemplificada pela Nota Fiscal Eletrônica e pela certificação digital, mostra como é possível aliar eficiência e responsabilidade ambiental, pavimentando o caminho para um futuro mais sustentável.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo