Do Micro Ao Macro

Micro e Pequenas Empresas impulsionam busca por crédito em abril

Pesquisa da Serasa Experian mostrou que abril registrou aumento de 15,1% na busca por crédito por empresas, lideradas por MPEs

Micro e Pequenas Empresas impulsionam busca por crédito em abril
Micro e Pequenas Empresas impulsionam busca por crédito em abril
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian revelou um aumento significativo de 15,1% na procura por recursos financeiros em abril, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Micro e pequenas empresas (MPEs) lideraram essa demanda, registrando um aumento de 15,3%.

As grandes empresas também apresentaram crescimento na busca por crédito, com um aumento de 9,6%, seguidas pelas empresas de médio porte, que tiveram uma alta de 9,2%.

“O aumento na busca por crédito em abril foi puxado principalmente pelas micro e pequenas empresas, que se mostraram mais otimistas após o anúncio das medidas do programa Desenrola Pequenos Negócios,” comentou Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

Ao analisar por setor, a categoria “Demais” – que inclui empresas dos segmentos “Primário”, “Financeiro” e do “Terceiro Setor” – registrou o maior aumento, de 38,6%. O setor de “Serviços” teve um crescimento de 19,6%, seguido pela “Indústria” com 12,8%, e o “Comércio” com 9,2%.

A avaliação por Unidade Federativa (UF) mostrou que, em abril, 26 Unidades Federativas apresentaram aumento na demanda por crédito. Destaques incluem o Rio Grande do Sul, com um crescimento de 25,6%, Sergipe com 20,3%, e São Paulo com 20,0%. Apenas o Distrito Federal registrou uma queda de 36,2% na procura por crédito.

Principais Destaques:

  • Micro e Pequenas Empresas: Crescimento de 15,3% na demanda por crédito.
  • Grandes Empresas: Aumento de 9,6%.
  • Médias Empresas: Crescimento de 9,2%.

Crescimento por Setor:

  • Categoria “Demais”: 38,6%.
  • Serviços: 19,6%.
  • Indústria: 12,8%.
  • Comércio: 9,2%.

Destaques por Unidade Federativa:

  • Rio Grande do Sul: 25,6%.
  • Sergipe: 20,3%.
  • São Paulo: 20,0%.
  • Distrito Federal: Queda de 36,2%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo