Do Micro Ao Macro
Mesmo sem grandes datas, veja o que é tendência no varejo para o 1º trimestre
Tendências apontam para categorias específicas que podem impulsionar as vendas no e-commerce e marketplaces
Após o ritmo intenso de vendas na Black Friday e no Natal, o início do ano pode parecer um período de baixa para o comércio online. Entretanto, algumas categorias se destacam e ajudam a manter o faturamento.
Dados da Nubimetrics mostram que materiais escolares, uniformes, artigos para natação, fantasias e produtos de informática são as principais oportunidades no primeiro trimestre de 2025. Segundo Juliana Vital, executiva da Nubimetrics, entender essas tendências pode fazer a diferença para vendedores que buscam se adaptar ao mercado.
Materiais escolares lideram a procura em janeiro
O início do ano letivo impulsiona a procura por materiais escolares, especialmente em janeiro.
Segundo a Nubimetrics, essa categoria atinge seu pico sazonal nesse período. Em 2024, o segmento cresceu 30%, com etiquetas escolares entre os itens mais buscados, representando 13% das palavras-chave.
Uniformes ganham destaque com a volta às aulas
A retomada do calendário escolar também aquece a demanda por uniformes.
De acordo com a Nubimetrics, essa subcategoria teve crescimento contínuo em 2024. Em 2025, a expectativa é de comportamento semelhante.
Além disso, os vendedores que oferecem frete grátis atraem mais compradores. Becas de formatura continuam entre os itens mais procurados nesse período.
Artigos de natação acompanham o clima quente
As altas temperaturas entre janeiro e fevereiro impulsionam as vendas de produtos voltados para atividades aquáticas.
Itens como toucas e espaguetes são os mais procurados, segundo os dados da Nubimetrics. Outro destaque são as faixas de cabelo, que registraram aumento de 140% nas buscas em 2024.
Carnaval movimenta o mercado de fantasias
A proximidade do Carnaval, em fevereiro, eleva a busca por fantasias, com picos registrados já em janeiro.
Essa categoria é uma oportunidade para vendedores que desejam aproveitar o período festivo para aumentar as vendas.
Informática se destaca no Dia do Consumidor
Em março, o Dia do Consumidor impulsiona a procura por produtos de informática.
Mini PCs lideraram as buscas em 2024 na subcategoria de PC de Mesa. Cadeiras gamer também se destacaram e seguem como tendência para 2025.
Por fim, Juliana Vital observa que o uso de dados do consumidor pode auxiliar na identificação de nichos promissores e com menor concorrência.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



