Do Micro Ao Macro

Mesmo sem grandes datas, veja o que é tendência no varejo para o 1º trimestre

Tendências apontam para categorias específicas que podem impulsionar as vendas no e-commerce e marketplaces

Mesmo sem grandes datas, veja o que é tendência no varejo para o 1º trimestre
Mesmo sem grandes datas, veja o que é tendência no varejo para o 1º trimestre
As diretrizes da Lei do E-commerce e do Código de Defesa do Consumidor como direito ao arrependimento, acesso à informação e atendimento ao cliente devem ser respeitadas por quem realiza vendas na internet. Foto: iStock
Apoie Siga-nos no

Após o ritmo intenso de vendas na Black Friday e no Natal, o início do ano pode parecer um período de baixa para o comércio online. Entretanto, algumas categorias se destacam e ajudam a manter o faturamento.

Dados da Nubimetrics mostram que materiais escolares, uniformes, artigos para natação, fantasias e produtos de informática são as principais oportunidades no primeiro trimestre de 2025. Segundo Juliana Vital, executiva da Nubimetrics, entender essas tendências pode fazer a diferença para vendedores que buscam se adaptar ao mercado.

Materiais escolares lideram a procura em janeiro

O início do ano letivo impulsiona a procura por materiais escolares, especialmente em janeiro.

Segundo a Nubimetrics, essa categoria atinge seu pico sazonal nesse período. Em 2024, o segmento cresceu 30%, com etiquetas escolares entre os itens mais buscados, representando 13% das palavras-chave.

Uniformes ganham destaque com a volta às aulas

A retomada do calendário escolar também aquece a demanda por uniformes.

De acordo com a Nubimetrics, essa subcategoria teve crescimento contínuo em 2024. Em 2025, a expectativa é de comportamento semelhante.

Além disso, os vendedores que oferecem frete grátis atraem mais compradores. Becas de formatura continuam entre os itens mais procurados nesse período.

Artigos de natação acompanham o clima quente

As altas temperaturas entre janeiro e fevereiro impulsionam as vendas de produtos voltados para atividades aquáticas.

Itens como toucas e espaguetes são os mais procurados, segundo os dados da Nubimetrics. Outro destaque são as faixas de cabelo, que registraram aumento de 140% nas buscas em 2024.

Carnaval movimenta o mercado de fantasias

A proximidade do Carnaval, em fevereiro, eleva a busca por fantasias, com picos registrados já em janeiro.

Essa categoria é uma oportunidade para vendedores que desejam aproveitar o período festivo para aumentar as vendas.

Informática se destaca no Dia do Consumidor

Em março, o Dia do Consumidor impulsiona a procura por produtos de informática.

Mini PCs lideraram as buscas em 2024 na subcategoria de PC de Mesa. Cadeiras gamer também se destacaram e seguem como tendência para 2025.

Por fim, Juliana Vital observa que o uso de dados do consumidor pode auxiliar na identificação de nichos promissores e com menor concorrência.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo