Do Micro Ao Macro

Mesmo com mais escolaridade, mulheres têm renda 24% menor à frente de um negócio

Sebrae indica que mesmo registrando avanço na proporção de empreendedoras chefes de família, elas continuam dedicando menos tempo à empresa do que o grupo masculino.

Mesmo com mais escolaridade, mulheres têm renda 24% menor à frente de um negócio
Mesmo com mais escolaridade, mulheres têm renda 24% menor à frente de um negócio
Vale a pena ser seu próprio chefe? Como abrir um novo negócio sem se endividar
Apoie Siga-nos no

As mulheres empreendedoras no Brasil têm um nível de escolaridade mais alto do que os homens que comandam negócios. Entre 2012 e 2024, a presença de mulheres com Ensino Superior Incompleto ou mais aumentou 16,5 pontos percentuais.

No mesmo período, entre os homens, o crescimento foi menor, de 9,2 pontos percentuais.

Segundo o Sebrae, 72,4% das empreendedoras concluíram pelo menos o ensino médio. Além disso, quase 29% possuem ensino superior completo.

A diferença em relação aos homens que empreendem é de mais de 13 pontos percentuais.

Apesar disso, a renda das mulheres donas de negócios segue inferior. No quarto trimestre de 2024, a média mensal foi de R$ 2.867, valor 24,4% menor do que o recebido pelos homens que empreendem.

Esse percentual já foi maior: em 2012, a diferença era de 30,3%.

Divisão de tarefas impacta renda das mulheres empreendedoras

A diferença de rendimento pode estar relacionada à carga de trabalho doméstico. A diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho, aponta que a cultura da rotina doméstica impacta diretamente o tempo e o desenvolvimento das empreendedoras.

“Infelizmente, sabemos que a cultura da rotina doméstica, da forma como se dá hoje, massacra o potencial de muitas futuras empresárias e dificulta o crescimento de vários negócios liderados por mulheres”, afirma.

O levantamento também mostra que as mulheres dedicam menos horas semanais ao trabalho. No último trimestre de 2024, a média entre as donas de negócios foi de 35 horas, número que se mantém estável na série histórica.

Já os homens que empreendem trabalham, em média, 41 horas por semana.

Mais mulheres no comando da casa e do negócio

O estudo identificou um aumento no número de empreendedoras que também são responsáveis pelo sustento da casa. Em 2024, 52,3% das mulheres donas de negócios eram chefes de domicílio.

Antes de 2017, a maioria contava com a participação do companheiro no sustento do lar.

Os dados fazem parte da pesquisa “Empreendedorismo Feminino – Sob a Ótica da PNAD Contínua”, realizada pelo Sebrae a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do IBGE.

O estudo aponta que o Brasil tem hoje 10,4 milhões de mulheres empreendedoras, um recorde na série histórica. O crescimento foi de aproximadamente 42% entre 2012 e 2024.

No total, há 30,4 milhões de donos de negócios no país. Mesmo representando 51,7% da população em idade ativa, as mulheres correspondem a apenas 34,1% dos empreendedores.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo