Do Micro Ao Macro

Mercado de eventos deve faturar mais de R$ 140 bi este ano

Empregos no setor já superam níveis pré-pandemia em 60%, segundo Abrape

Mercado de eventos deve faturar mais de R$ 140 bi este ano
Mercado de eventos deve faturar mais de R$ 140 bi este ano
Mercado de eventos deve faturar mais de R$ 140 bi este ano
Apoie Siga-nos no

O mercado de eventos no Brasil deve movimentar R$ 141,1 bilhões em 2025, segundo projeções da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape).

O valor representa alta de 8,4% em relação a 2024 e confirma a relevância econômica do setor, que antes da pandemia de Covid-19 já respondia por mais de 4% do Produto Interno Bruto (PIB).

Do auge à pandemia

Em 2019, o setor viveu um dos seus melhores momentos, com mais de 2,2 mil eventos empresariais, cerca de 10 milhões de participantes e movimentação de R$ 209 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc). A expectativa para 2020 era de crescimento de até 15%.

A chegada da Covid-19, no entanto, interrompeu o ciclo de expansão. Com a proibição de aglomerações, o setor amargou prejuízo de R$ 90 bilhões e mais de 20 mil empresas fecharam as portas.

“Sem tecnologia, o mercado teria morrido na pandemia. Em dois anos, aconteceu o que estava previsto para 20”, avalia André Lado Cruz, CEO e fundador da Digital Manager Guru. Segundo ele, a crise acelerou a digitalização do setor e mudou também o comportamento do público, que passou a exigir fluidez, personalização e experiências híbridas.

Retomada acelerada

A partir de 2021, teve início a recuperação. Dados da Abrape mostram que foram criadas 268 mil vagas de trabalho no período. Em 2022, a Abeoc registrou 440 mil eventos no Brasil, com forte presença dos formatos híbridos.

De acordo com pesquisa do Portal Feiras do Brasil, 83% dos profissionais do setor afirmam que eventos virtuais não alcançam o mesmo nível de networking dos presenciais. Ainda assim, a incorporação de recursos digitais se consolidou como tendência para ampliar alcance e reduzir custos.

Segmentação e tecnologia em 2025

Em 2025, o mercado se apresenta mais maduro e diversificado. A Abrape projeta mais de 103 mil empresas ativas e nível de emprego 60% acima do período pré-pandemia. Eventos menores e segmentados vêm ganhando espaço. O Relatório do Mercado de Eventos no Brasil 2025 mostra que encontros com até 2 mil pessoas têm ticket médio 80% superior ao de grandes festivais.

“Hoje o jogo é outro: eventos menores, segmentados, com foco em alto valor e margens mais saudáveis. A era dos megafestivais de vaidade está com os dias contados”, analisa André Lado Cruz.

O presidente da Abrape, Doreni Caramori Júnior, destaca que o setor vive um novo patamar. “Com o mercado consolidado cerca de 60% acima dos níveis pré-pandemia, 2025 promete ser um ano de novas conquistas e oportunidades para todos os envolvidos.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo