Do Micro Ao Macro

Logística 4.0 usa tecnologia para garantir mais eficiência às empresas

Especialista destaca a revolução tecnológica na gestão da cadeia de suprimentos

Logística 4.0 usa tecnologia para garantir mais eficiência às empresas
Logística 4.0 usa tecnologia para garantir mais eficiência às empresas
Logística 4.0 utiliza poder da tecnologia para empresas ganharem mais eficiência
Apoie Siga-nos no

A Logística 4.0 representa a aplicação de tecnologias avançadas, como Internet das Coisas (IoT), Big Data e Inteligência Artificial (IA), na gestão da cadeia de suprimentos.

Seu objetivo é tornar os processos logísticos mais eficientes e produtivos, conectando e digitalizando operações para proporcionar maior agilidade, segurança e visibilidade em tempo real.

Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex, afirma que essa inovação beneficia a todos melhorando a eficiência operacional e a tomada de decisões, além de resolver problemas em tempo real. Empresas que adotam essa abordagem podem reduzir seus custos e garantir competitividade em um mercado cada vez mais dinâmico e interconectado.

Entre os benefícios apontados pelo executivo estão a redução de erros, aumento da flexibilidade e menor consumo de recursos, tornando a empresa mais sustentável.

A Logística 4.0 também contribui para a preservação do meio ambiente, melhorando a imagem corporativa.

O executivo destacou outras características importantes do uso dessas tecnologias:

Integração: Sistemas e organizações operam de forma conectada, otimizando processos logísticos através de interações ciberfísicas.

Digitalização: Operações logísticas se tornam representações virtuais inteligentes, melhorando o rastreamento e a visibilidade em tempo real de entregas e armazenamento.

Descentralização: Responsabilidades são distribuídas em diferentes níveis da cadeia, permitindo respostas mais ágeis às demandas do mercado.

Orientação a Serviço: Modelo de negócio focado na prestação contínua de serviços, adaptando-se às necessidades dos clientes de maneira flexível e eficiente.

Planejamento Modular: Produção e logística organizadas em módulos ajustáveis, facilitando a personalização e adaptação às variações de demanda.

Para o futuro, vislumbra-se a Logística Verde vem com práticas sustentáveis, e a Hiper Personalização, com entregas personalizadas sob demanda. Além disso, o potencial da impressão 3D, tecnologias de realidade aumentada e a Logística autônoma com veículos e drones.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo