Do Micro Ao Macro
Logística 4.0 usa tecnologia para garantir mais eficiência às empresas
Especialista destaca a revolução tecnológica na gestão da cadeia de suprimentos
A Logística 4.0 representa a aplicação de tecnologias avançadas, como Internet das Coisas (IoT), Big Data e Inteligência Artificial (IA), na gestão da cadeia de suprimentos.
Seu objetivo é tornar os processos logísticos mais eficientes e produtivos, conectando e digitalizando operações para proporcionar maior agilidade, segurança e visibilidade em tempo real.
Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex, afirma que essa inovação beneficia a todos melhorando a eficiência operacional e a tomada de decisões, além de resolver problemas em tempo real. Empresas que adotam essa abordagem podem reduzir seus custos e garantir competitividade em um mercado cada vez mais dinâmico e interconectado.
Entre os benefícios apontados pelo executivo estão a redução de erros, aumento da flexibilidade e menor consumo de recursos, tornando a empresa mais sustentável.
A Logística 4.0 também contribui para a preservação do meio ambiente, melhorando a imagem corporativa.
O executivo destacou outras características importantes do uso dessas tecnologias:
Integração: Sistemas e organizações operam de forma conectada, otimizando processos logísticos através de interações ciberfísicas.
Digitalização: Operações logísticas se tornam representações virtuais inteligentes, melhorando o rastreamento e a visibilidade em tempo real de entregas e armazenamento.
Descentralização: Responsabilidades são distribuídas em diferentes níveis da cadeia, permitindo respostas mais ágeis às demandas do mercado.
Orientação a Serviço: Modelo de negócio focado na prestação contínua de serviços, adaptando-se às necessidades dos clientes de maneira flexível e eficiente.
Planejamento Modular: Produção e logística organizadas em módulos ajustáveis, facilitando a personalização e adaptação às variações de demanda.
Para o futuro, vislumbra-se a Logística Verde vem com práticas sustentáveis, e a Hiper Personalização, com entregas personalizadas sob demanda. Além disso, o potencial da impressão 3D, tecnologias de realidade aumentada e a Logística autônoma com veículos e drones.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



