Do Micro Ao Macro

Las Vegas inspira evento com estrutura imersiva que receberá Casa Brasil na COP30

Projeto com domos interligados e projeções 360° ocorreu no final de agosto no interior de SP, mobilizou 800 profissionais e já é referência para eventos globais

Las Vegas inspira evento com estrutura imersiva que receberá Casa Brasil na COP30
Las Vegas inspira evento com estrutura imersiva que receberá Casa Brasil na COP30
Inspirado no Sphere de Las Vegas, o evento da AT2D será replicado em novembro, na Casa Brasil da COP30, em Belém
Apoie Siga-nos no

No final de agosto, três domos interligados erguidos em um terreno vazio em Pindamonhangaba receberam um espetáculo de som, luz e imagens em 360 graus. As projeções mostravam em tempo real o desenho de uma futura fábrica, enquanto bailarinos com figurinos de LED interagiam com o conteúdo visual, criando a sensação de que personagens flutuavam sobre o público.

O formato, inspirado no Sphere de Las Vegas, marcou o lançamento de uma nova fábrica da Hitachi Energy e será replicado em novembro, na Casa Brasil da COP30, em Belém. Um espaço multifacetado que funcionará como centro de encontro e plataforma de diálogo durante a conferência. O local reunirá diplomacia, cultura, educação e negócios para apresentar soluções brasileiras às mudanças climáticas, promover a transição energética e reforçar a posição do país na agenda climática internacional.

Operação

O ponto de partida da agência foi fazer de um evento corporativo, um verdadeiro show do U2. A grandeza e inovação mostraram que mesmo uma pequena agência pode ser responsável por grandes projetos. A entrega da estrutura foi concluída em 55 dias, em um processo que envolveu 50 empresas pequenas e médias, 800 profissionais e 45 produtores. Foram necessárias 50 horas de ensaios, 600 horas de renderização, além de três toneladas de equipamentos, 12 toneladas de estruturas metálicas, três quilômetros de cabeamento e 50 caminhões para transporte.

Marcelo Medeiros, diretor geral da AT2D Live Marketing, agência responsável pelo projeto, destacou o desafio logístico. “Tivemos pouco mais de um mês entre a aprovação e a montagem. Queríamos provar que o Brasil é capaz de realizar experiências de padrão mundial em qualquer lugar e em pouco tempo”, afirmou.

Ele explicou que o conceito foi desenvolvido em três eixos: arquitetura sendo parte da mensagem, conteúdo de alto nível e imersão tecnológica. “Cada detalhe foi desenhado para oferecer uma conexão entre espaço, público e mensagem”, completou.

Empreendedorismo e empregos

Além do impacto no setor de eventos, o encontro marcou o anúncio da construção de uma fábrica que receberá R$ 1 bilhão em investimentos. A unidade, prevista para 2028, deve gerar mais de 2 mil empregos em Pindamonhangaba, consolidando a cidade como polo de energia.

O projeto também movimentou cadeias de produção, ao integrar pequenas e médias empresas de diferentes setores. A articulação mostrou como criatividade e empreendedorismo podem criar valor econômico e visibilidade internacional.

A proposta surpreendeu executivos da companhia. “Para fazer um evento desses é necessária muita competência, dedicação e uma dose de loucura”, disse uma participante do evento. Bruno Melles, diretor global, reforçou a inovação. “Estamos acostumados a encontros em fábricas ou salões. Desta vez tivemos uma experiência que lembrava um cinema Imax, mas em um evento corporativo. Foi possível transmitir ao público o verdadeiro espírito da empresa”, afirmou.

Imagem aérea dos domos no terreno da futura fábrica de transformadores da Hitachi Energy. Crédito: Divulgação

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo