Do Micro Ao Macro
Las Vegas inspira evento com estrutura imersiva que receberá Casa Brasil na COP30
Projeto com domos interligados e projeções 360° ocorreu no final de agosto no interior de SP, mobilizou 800 profissionais e já é referência para eventos globais


No final de agosto, três domos interligados erguidos em um terreno vazio em Pindamonhangaba receberam um espetáculo de som, luz e imagens em 360 graus. As projeções mostravam em tempo real o desenho de uma futura fábrica, enquanto bailarinos com figurinos de LED interagiam com o conteúdo visual, criando a sensação de que personagens flutuavam sobre o público.
O formato, inspirado no Sphere de Las Vegas, marcou o lançamento de uma nova fábrica da Hitachi Energy e será replicado em novembro, na Casa Brasil da COP30, em Belém. Um espaço multifacetado que funcionará como centro de encontro e plataforma de diálogo durante a conferência. O local reunirá diplomacia, cultura, educação e negócios para apresentar soluções brasileiras às mudanças climáticas, promover a transição energética e reforçar a posição do país na agenda climática internacional.
Operação
O ponto de partida da agência foi fazer de um evento corporativo, um verdadeiro show do U2. A grandeza e inovação mostraram que mesmo uma pequena agência pode ser responsável por grandes projetos. A entrega da estrutura foi concluída em 55 dias, em um processo que envolveu 50 empresas pequenas e médias, 800 profissionais e 45 produtores. Foram necessárias 50 horas de ensaios, 600 horas de renderização, além de três toneladas de equipamentos, 12 toneladas de estruturas metálicas, três quilômetros de cabeamento e 50 caminhões para transporte.
Marcelo Medeiros, diretor geral da AT2D Live Marketing, agência responsável pelo projeto, destacou o desafio logístico. “Tivemos pouco mais de um mês entre a aprovação e a montagem. Queríamos provar que o Brasil é capaz de realizar experiências de padrão mundial em qualquer lugar e em pouco tempo”, afirmou.
Ele explicou que o conceito foi desenvolvido em três eixos: arquitetura sendo parte da mensagem, conteúdo de alto nível e imersão tecnológica. “Cada detalhe foi desenhado para oferecer uma conexão entre espaço, público e mensagem”, completou.
Empreendedorismo e empregos
Além do impacto no setor de eventos, o encontro marcou o anúncio da construção de uma fábrica que receberá R$ 1 bilhão em investimentos. A unidade, prevista para 2028, deve gerar mais de 2 mil empregos em Pindamonhangaba, consolidando a cidade como polo de energia.
O projeto também movimentou cadeias de produção, ao integrar pequenas e médias empresas de diferentes setores. A articulação mostrou como criatividade e empreendedorismo podem criar valor econômico e visibilidade internacional.
A proposta surpreendeu executivos da companhia. “Para fazer um evento desses é necessária muita competência, dedicação e uma dose de loucura”, disse uma participante do evento. Bruno Melles, diretor global, reforçou a inovação. “Estamos acostumados a encontros em fábricas ou salões. Desta vez tivemos uma experiência que lembrava um cinema Imax, mas em um evento corporativo. Foi possível transmitir ao público o verdadeiro espírito da empresa”, afirmou.
Imagem aérea dos domos no terreno da futura fábrica de transformadores da Hitachi Energy. Crédito: Divulgação
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