Do Micro Ao Macro
Inteligência artificial impulsiona transformação digital no varejo
O impacto da IA no varejo já é percebido: 89% relatou ganhos em eficiência, com 36% observando crescimento nas vendas e 42% redução de custos


Um estudo da Central do Varejo no segundo trimestre de 2024 revelou que mais de 80% dos varejistas já consideram a implementação de IA como prioridade.
Após a pandemia, o aumento na maturidade digital das empresas brasileiras fez da IA uma ferramenta indispensável para manter a competitividade.
A Vivara é um exemplo prático dessa transformação, utilizando soluções em IA para conectar sua rede de lojas e processos operacionais com tecnologia em nuvem. Com isso, a empresa reduziu a troca de e-mails internos e aumentou em 80% o volume de processos transacionados.
A aplicação da IA vai além da simplificação de tarefas e permite também a coleta e análise de dados, facilitando a previsão de tendências de consumo e mudanças no comportamento dos clientes.
Esses sistemas funcionam como ecossistemas integrados, conectando bases de dados, protegendo transações financeiras e gerando insights estratégicos.
O impacto positivo da IA no varejo já é percebido: 89% dos varejistas relatam ganhos em eficiência, com 36% observando crescimento nas vendas e 42% apontando redução de custos.
Pequenas empresas
Pequenas e médias empresas também estão investindo na transformação digital.
Segundo a Oxford Economics, mais de 50% dessas empresas priorizam a digitalização, e 80% veem a tecnologia como chave para crescer e se manter no mercado.
No varejo, a IA ajuda a superar desafios iniciais, como gerenciamento de estoques e experiência do usuário. Essas tecnologias automatizam processos, eliminam burocracias e oferecem uma jornada de compra mais fluida e personalizada, desde o primeiro acesso online até o atendimento ao cliente.
“O mercado brasileiro reconheceu o potencial da IA em resolver problemas variados de forma ágil e precisa. Ela oferece retorno financeiro, segurança nos processos e uma experiência dinâmica ao cliente”, afirmou Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil, empresa que oferece soluções digitais.
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