Do Micro Ao Macro

Halloween movimenta pequenas empresas: 21% esperam aumento nas vendas

Pesquisa revela que maioria das PMEs ainda não investe na data, mas redes sociais se destacam como principal canal de ação

Halloween movimenta pequenas empresas: 21% esperam aumento nas vendas
Halloween movimenta pequenas empresas: 21% esperam aumento nas vendas
Halloween movimenta pequenas e médias empresas: 21% esperam aumento nas vendas, aponta Serasa Experian
Apoie Siga-nos no

O Halloween, tradicional nos Estados Unidos e cada vez mais presente no comércio brasileiro, começa a ganhar espaço entre as pequenas e médias empresas. Segundo levantamento da Serasa Experian, 21% dos empreendedores pretendem realizar ações especiais no Dia das Bruxas, com expectativa de aumento nas vendas entre 10% e 30%.

A maioria, porém, ainda não aposta na data: 79% das PMEs não planejam nenhuma iniciativa para o período. Entre os que afirmaram ter estratégias específicas, mais da metade (51%) apontou como principais obstáculos o foco em outras datas mais importantes para o negócio e o baixo interesse dos clientes.

Redes sociais lideram ações comerciais

Entre os canais mais relevantes para campanhas de Halloween, as redes sociais aparecem em primeiro lugar, citadas por 40% dos respondentes. A loja física foi mencionada por 33%, reforçando o papel complementar entre ambiente digital e presencial no varejo.

Para Cleber Genero, vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian, o dado indica uma evolução no comportamento do empreendedor. “Os números mostram que o Halloween começa a ganhar relevância entre as PMEs. Mesmo que a maioria ainda concentre esforços em outras datas, há uma crescente atenção para novas oportunidades e canais de venda. Esse movimento reflete maior maturidade no planejamento comercial e nos desafios enfrentados pelos pequenos negócios”, afirma.

Perfil das empresas participantes

A pesquisa contou com 531 respondentes em setembro de 2025, sendo 88% de pequenas e médias empresas e 12% de grandes. Entre as PMEs, 39% são MEIs, 27% microempresas, 13% de pequeno porte e 9% médias.

Por setor, 47% atuam em serviços, 40% no comércio e 13% na indústria. Regionalmente, 44% das empresas estão no Sudeste, 20% no Sul, 17% no Nordeste, 10% no Norte e 9% no Centro-Oeste.

O levantamento foi realizado no site da Serasa Experian, com 531 participantes de diferentes regiões e setores, entre 1º e 30 de setembro de 2025.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo