Do Micro Ao Macro

Franquias de limpeza crescem no Brasil e atraem empreendedores com modelos de baixo custo

Setor avança 16,3% no primeiro trimestre e combina tecnologia, consciência ambiental e operação enxuta como caminhos para lucratividade

Franquias de limpeza crescem no Brasil e atraem empreendedores com modelos de baixo custo
Franquias de limpeza crescem no Brasil e atraem empreendedores com modelos de baixo custo
Foto: Rawpixel/Freepik
Apoie Siga-nos no

O segmento de limpeza e conservação segue em expansão no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor registrou crescimento de 16,3% no primeiro trimestre de 2025. A alta reflete o aumento da demanda por serviços especializados de higienização, impulsionada por novos hábitos de consumo e formatos de negócio mais acessíveis.

A tendência beneficia não apenas grandes empresas, mas também pequenos empreendedores e microempreendedores individuais (MEIs) interessados em modelos mais flexíveis, como franquias home based e serviços sob demanda.

Sustentabilidade

Entre os modelos em destaque está o das franquias automotivas com foco em limpeza a seco, como a KoalaCar. Reformulada recentemente, a rede oferece serviço delivery e produtos biodegradáveis que dispensam o uso de água. Enquanto uma lavagem tradicional consome mais de 300 litros, os produtos da marca utilizam técnicas que reduzem esse número a zero.

“Além do menor consumo de água, nós também utilizamos produtos biodegradáveis, técnicas de limpeza a seco e atuamos com o atendimento delivery, o que reduz emissões com deslocamentos desnecessários”, afirma Marco Lisboa, CEO e fundador da KoalaCar. A empresa projeta alcançar 100 unidades até o fim de 2025.

Modelos home based crescem

O interesse por franquias com operação enxuta e investimento reduzido tem crescido entre aqueles que buscam uma segunda fonte de renda ou a entrada no empreendedorismo com menor risco. Modelos sem necessidade de loja física, funcionários fixos ou grandes estoques oferecem vantagens operacionais e adaptam-se bem a realidades de cidades menores.

Nesse formato, os serviços funcionam sob agendamento, com foco em atendimento personalizado e flexibilidade de horário, o que facilita a gestão individualizada do negócio.

Pequenas atitudes

A busca por soluções ambientalmente responsáveis também se reflete na valorização de marcas que adotam práticas sustentáveis. No franchising de limpeza, isso não significa necessariamente grandes investimentos. Medidas como economia de água, reaproveitamento de materiais, uso racional de energia e redução de resíduos já diferenciam negócios em um mercado cada vez mais atento à sustentabilidade.

Empresas iniciantes podem incorporar esse valor desde o início, o que fortalece a reputação da marca, amplia o alcance com consumidores conscientes e gera economia operacional no longo prazo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo