Do Micro Ao Macro

Festas juninas elevaram as vendas de produtos típicos em 9,4% em 2025

Pesquisa revela aumento no faturamento e nos tickets médios, com milho, pipoca e vinho entre os maiores destaques da cesta junina

Festas juninas elevaram as vendas de produtos típicos em 9,4% em 2025
Festas juninas elevaram as vendas de produtos típicos em 9,4% em 2025
Table of brazilian festa junina.
Apoie Siga-nos no

Mesmo com a queda de 6,2% no faturamento geral do varejo em junho, a cesta de produtos típicos das festas juninas apresentou desempenho positivo. Segundo levantamento da Rock Encantech, houve alta de 9,4% nas vendas desses itens em comparação com o mesmo período de 2024.

Além disso, o número de tickets cresceu 7%, reforçando a relevância da data para o varejo alimentar.

Fidelizados ampliam impacto

O estudo foi baseado em 160 milhões de transações no Brasil. Os dados mostram que o público fidelizado teve participação ainda mais relevante. Nesse grupo, o aumento no faturamento foi de 15,5% e o volume de compras cresceu 12,3%.

Para Fernando Gibotti, vice-presidente de Varejo e Indústria da Rock Encantech, o período junino é uma oportunidade estratégica. “A variedade da cesta típica permite ao varejo trabalhar com diferentes categorias que ganham força sazonal, ao contrário de outras datas, como a Páscoa”, afirma.

Preços influenciam decisões

Os preços médios dos produtos subiram 8,1% em junho. Esse movimento levou os consumidores a priorizarem itens que tiveram menor reajuste ou até mesmo queda nos preços.

O milho verde foi o destaque, com crescimento de 39,9% no volume de vendas, favorecido por uma queda de 9,2% no preço médio. Já os doces industrializados subiram 25% no preço, o que limitou o aumento ao faturamento (+14,1%), sem impacto expressivo em volume.

Vinho e pipoca

Alguns produtos apresentaram crescimento expressivo tanto em quantidade vendida quanto em faturamento. O vinho de mesa teve alta de 30,6% no faturamento e de 21,3% no volume de itens vendidos, mostrando força como produto típico de festa junina.

Também se destacaram pipoca de micro-ondas, milho de pipoca e canjica. Em junho, esses itens tiveram faturamento mensal muito superior à média do primeiro semestre, com desempenho até 244% maior.

Produtos com maior crescimento em junho

A pesquisa identificou os seguintes destaques de faturamento entre os produtos típicos:

  • Pipoca de micro-ondas (+244%)

  • Milho de pipoca (+184%)

  • Pipoca de pacote (+162%)

  • Milho verde (+115%)

  • Curau (+111%)

  • Doces industrializados (+106%)

  • Canjica (+76%)

  • Vinho de mesa (+54%)

  • Cravo e canela (+38%)

Ações segmentadas podem ampliar resultados

Para Fernando Gibotti, o desempenho reforça o potencial das campanhas voltadas aos produtos típicos. Ele sugere ações direcionadas com foco na jornada do consumidor e nos hábitos de compra para ampliar o engajamento e os resultados nas próximas edições.

“A comunicação estratégica pode ampliar as vendas em categorias que já têm alta adesão. Entender o comportamento do shopper e personalizar ofertas são caminhos para impulsionar o faturamento do setor”, conclui.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo