Do Micro Ao Macro
Evite os 5 erros mais comuns no marketing de afiliados e aumente suas conversões
Campanhas falham por falta de estratégia diversificada, foco exagerado em comissão e pouco conhecimento do público
O marketing de afiliados tem ganhado espaço entre profissionais que buscam novas fontes de receita no ambiente digital. No entanto, muitos afiliados — especialmente os iniciantes — enfrentam dificuldades para transformar cliques em conversões e campanhas em resultados consistentes.
Segundo Patrícia Farinazzo, gerente de Publisher Partnerships da Rakuten Advertising, rede global de marketing de afiliados, os erros mais comuns podem ser evitados com planejamento, análise de dados e apoio das redes especializadas.
Veja abaixo os cinco principais erros cometidos no marketing de afiliados — e como evitá-los:
1. Confiar em apenas um formato de divulgação
Concentrar toda a campanha em um único canal limita o alcance e dificulta a escalabilidade. Combinar diferentes estratégias aumenta o contato com o consumidor e amplia as chances de conversão.
2. Focar exclusivamente na comissão
Ignorar fatores como reputação da marca, valor agregado, preço e prazo de entrega pode prejudicar o desempenho da campanha. Esses elementos influenciam diretamente a taxa de conversão e devem ser considerados no planejamento.
3. Deixar de usar o suporte da rede
Afiliados iniciantes tendem a subutilizar o apoio disponível. Redes como a Rakuten Advertising oferecem suporte técnico e estratégico, o que ajuda a estruturar campanhas mais eficientes e aumentar os ganhos.
4. Não conhecer o público-alvo
Desconsiderar os interesses e o comportamento do consumidor compromete a efetividade da comunicação. Soluções com inteligência artificial, como o Affiliate Intelligence e o Audience Engine, ajudam a criar campanhas mais direcionadas.
5. Ignorar tendências das redes sociais
TikTok, Instagram e YouTube mostram, em tempo real, o que o público está consumindo. Ignorar essas movimentações é perder oportunidades. Criar conteúdo criativo e autêntico melhora o engajamento e aumenta a taxa de conversão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



