Do Micro Ao Macro

Estudo mostra que empresas com baixa diversidade têm 66% menos chance de superar concorrentes

Relatório aponta crescimento do mercado de diversidade e inclusão para US$ 27 bilhões até 2030

Estudo mostra que empresas com baixa diversidade têm 66% menos chance de superar concorrentes
Estudo mostra que empresas com baixa diversidade têm 66% menos chance de superar concorrentes
Treinamentos em diversidade e inclusão ajudam empresa a crescer
Apoie Siga-nos no

O relatório “Global Diversity and Inclusion Market 2025”, divulgado pela Research And Markets, prevê que o mercado de diversidade e inclusão alcance US$ 27 bilhões em faturamento até 2030. A expectativa é de crescimento médio de 11% nos próximos anos.

As iniciativas de diversidade e inclusão buscam ampliar o acesso de trabalhadores de diferentes perfis, como raça, gênero, idade, orientação sexual, deficiência ou cultura. Além de ampliar a participação, essas ações garantem permanência em empresas e espaços de coworking.

Impacto na cultura organizacional

A diversidade passou a ser vista como ativo estratégico para as companhias. Para recrutadores, equipes inclusivas favorecem a criação de soluções inovadoras, o engajamento interno e a aproximação com clientes exigentes.

Estudos da McKinsey & Company mostram que organizações com baixa diversidade têm 66% menos chance de superar financeiramente seus concorrentes. A prática também se consolidou como pilar de reputação e credibilidade de marca.

Experiência prática

A executiva de atendimento e relações-públicas Thainá Pitta atua em grandes marcas no desenvolvimento de estratégias ligadas à diversidade. Segundo ela, esse trabalho fortalece o relacionamento, o posicionamento de mercado e a lucratividade.

“Nas ativações que conduzi, precisei mostrar que diferentes perspectivas exigem escuta ativa e adaptação rápida. Quando bem aplicadas, essas práticas geram campanhas engajadas e fortalecem a reputação das marcas”, afirma.

Atuação em eventos

Thainá já participou de operações no Rio Innovation Week, Rio2C, Energy Summit, Pacto Global da ONU, Afropunk e Prêmio da Música Brasileira. Mais recentemente, atuou no The Town, em parceria com a Sprite, e no Coala Festival.

Segundo ela, festivais exemplificam como a diversidade conecta públicos e culturas, mas alerta que resultados só aparecem quando a estratégia é bilateral.

Valor de mercado

Para a executiva, os efeitos são perceptíveis até na avaliação direta dos consumidores. “Cases de empresas como Ifood e Heineken mostram como diversidade impacta a mensuração de resultados”, explica.

Ela avalia que o crescimento do mercado de diversidade e inclusão é fato consolidado. O desafio, segundo Thainá, é mostrar como esse ativo se traduz em resultados concretos por meio de profissionais estratégicos e conectados às demandas dos diferentes públicos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo