Do Micro Ao Macro

Empresas gaúchas terão prioridade em crédito ofertado por fundo

Empreendedores do Rio Grande do Sul terão prioridade na obtenção de empréstimos pelo Fundo de Aval para a Micro e Pequena Empresa (Fampe)

Créditos: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
Apoie Siga-nos no

Empreendedores do Rio Grande do Sul terão prioridade na obtenção de empréstimos pelo Fundo de Aval para a Micro e Pequena Empresa (Fampe), conforme anunciado na quarta-feira (8) durante a reunião em Manaus. A instituição prevê que aproximadamente 700 mil pequenos negócios foram afetados pelas fortes chuvas.

A medida faz parte do Programa Acredita, do governo federal, e inclui um aporte de R$ 2 bilhões pelo Sebrae ao fundo, possibilitando a liberação de até R$ 30 bilhões em empréstimos, com garantias de até 80% do valor total. “Este é um momento de proteger vidas e reestabelecer segurança. Nossos esforços são para uma recuperação gradual dos negócios gaúchos, oferecendo taxas de juros reduzidas aos empresários do estado”, explicou Décio Lima, presidente do Sebrae. Um pacote de medidas de suporte será lançado em breve.

Impacto

A partir desta quinta-feira (9), a unidade do Sebrae RS iniciará uma avaliação dos prejuízos causados às pequenas empresas pela chuva. A análise é encomendada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, com apoio de várias organizações locais. “Reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento do estado e a luta histórica pelo crescimento através do empreendedorismo”, declarou a unidade.

Até o momento, 414 municípios reportaram problemas devido ao temporal, afetando 1,4 milhão de pessoas. A sede do Sebrae em Porto Alegre e outras unidades foram inundadas. Além disso, 30 colaboradores do Sebrae RS estão entre os afetados pelas enchentes.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo