Do Micro Ao Macro
Empresas avançam em diversidade, mas inclusão ainda enfrenta barreiras
Estudo da to.gather revela progressos na diversidade corporativa, destacando os desafios da inclusão no ambiente de trabalho
Inclusão e diversidade são temas estratégicos nas agendas corporativas. Um estudo da to.gather, startup de análise de dados de diversidade para RH, realizado com 289 empresas, revela que a inclusão de grupos sub-representados ainda avança lentamente.
Dados da pesquisa
Em 2022, 68,3% das empresas consideravam diversidade e inclusão prioritárias em suas estratégias de pessoas.
No levantamento de 2024, apenas 58,1% das organizações relataram avanços significativos na inclusão efetiva desses grupos.
Foco em aculturamento
Nos últimos dois anos, as empresas focaram em ações de aculturamento, como treinamentos, letramento e conscientização.
Resultados mostram que 54,7% das empresas avançaram satisfatoriamente nessas áreas:
- Programas de comunicação interna: 73,4%
- Letramento e conscientização: 66,8%
- Treinamentos para colaboradores: 60,9%
Ações afirmativas e desafios
Para promover inclusão, 57,8% das empresas adotaram vagas afirmativas para grupos sub-representados. Outras iniciativas afirmativas tiveram queda:
- Estágios ou trainees afirmativos: 25,6%, redução de 5,3 pontos percentuais desde 2022.
- Programas de capacitação técnica: 29,1%, redução de 14,9 pontos percentuais desde 2022.
Cenário da inclusão
O estudo mapeou a presença de grupos diversos nas empresas:
- Mulheres: 39,5%
- Pessoas pretas e pardas: 31,2%
- Pessoas com deficiência: 3,3%
- Pessoas LGBTQI+: 10,1%
- Pessoas trans e travestis: 0,9%
- Pessoas com mais de 50 anos: 10,9%
- Pessoas neuroatípicas: 2,3%
Desigualdade na liderança
A desigualdade é mais evidente nos cargos de liderança:
- Mulheres: 31,9%
- Pessoas pretas e pardas: 17,7%
- Pessoas com deficiência: 0,8%
- Pessoas LGBTQI+: 5,3%
- Pessoas trans e travestis: 0,2%
- Pessoas com mais de 50 anos: 14,7%
- Pessoas neuroatípicas: 1,0%
Desafios e expectativas
Desde 2022, contratar pessoas diversas é um desafio para 55,7% das empresas. No entanto, 58,1% planejam aumentar essas contratações no próximo ano, indicando um possível progresso após o foco inicial em aculturamento.
Erika Vaz, CEO e co-fundadora da to.gather, comenta que é necessário avançar em mudanças reais nas organizações com a implementação efetiva de políticas inclusivas.
A pesquisa destaca os desafios e oportunidades para as empresas se comprometerem verdadeiramente com a inclusão, criando ambientes de trabalho onde todos possam prosperar igualmente.
A to.gather, fundada em 2022, é especializada em aplicar inteligência de dados para mensurar e diagnosticar a diversidade nas empresas.
A startup integra-se aos dados de folha de pagamento, permitindo monitorar mudanças na composição da força de trabalho em tempo real e promover ações de diversidade mais estratégicas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



