Do Micro Ao Macro
Empresas adotam créditos de mobilidade para flexibilizar benefícios de transporte
Pesquisa revela que 23,8% das empresas estão implementando créditos de mobilidade, refletindo uma tendência de personalização e flexibilidade no ambiente de trabalho pós-pandemia
Transformações significativas nas políticas de mobilidade no ambiente corporativo estão moldando o futuro do trabalho. Uma pesquisa recente traçou um panorama detalhado de como as empresas estão adaptando suas ofertas de benefícios em resposta aos modelos de trabalho mais flexíveis, uma mudança significativa impulsionada pela pandemia e pela crescente demanda da força de trabalho por maior personalização.
A Aon, líder global em serviços profissionais, revelou em sua mais recente Pesquisa de Benefícios as principais tendências e adaptações no setor.
Principais conclusões da pesquisa sobre mobilidade:
Revisão de benefícios presenciais: Em meio à crescente adesão ao trabalho híbrido, muitas empresas estão revisando benefícios anteriormente centrados no modelo presencial. A pesquisa revelou que 26,7% das organizações estão implementando mudanças em benefícios como a oferta de estacionamento, e 15,8% estão reduzindo essas ofertas.
Adoção de benefícios mais flexíveis: Há um aumento na adoção de benefícios que suportam a mobilidade flexível, com 23,8% das empresas introduzindo créditos de mobilidade que permitem aos colaboradores escolher como preferem usar seus benefícios de transporte.
Inovações em mobilidade: A pesquisa destacou inovações significativas, como a disponibilidade de bicicletários e vestiários em 21,4% das empresas, além de incentivos para o uso de bicicletas.
Mudanças nas políticas de viagens corporativas: Com as alterações nos modelos de trabalho, 26,2% das empresas modificaram suas políticas de viagens corporativas, reduzindo o número de viagens permitidas e os públicos elegíveis para esses deslocamentos.
“As adaptações nas políticas de mobilidade estão não apenas respondendo às mudanças no ambiente de trabalho, mas alinhando-se com estratégias de sustentabilidade e bem-estar dos colaboradores. Isso reflete um esforço consciente das empresas para reduzir custos operacionais e apoiar a saúde e o bem-estar dos funcionários, proporcionando ao mesmo tempo flexibilidade e opções adaptadas às suas necessidades”, explica Rafaella Matioli, líder de Advisory, Health e Human Capital da Aon no Brasil.
Além disso, as empresas que promovem flexibilidade e adaptabilidade em suas políticas de mobilidade estão melhor posicionadas para atrair e reter talentos em um mercado de trabalho competitivo, onde a liberdade de escolha e a qualidade de vida no trabalho são cada vez mais valorizadas pelos profissionais.
A Pesquisa de Benefícios 2023 da Aon reuniu dados de 929 empresas atuantes no Brasil, apresentando um mapeamento de grande relevância para o mercado de benefícios. Esta pesquisa abrangente e consistente oferece uma visão aprofundada sobre as dimensões do bem-estar e do futuro do trabalho, contribuindo para melhores tomadas de decisão no âmbito corporativo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



