Do Micro Ao Macro
Empresa oferece aulas preparatórias para o ENEM em programa de crescimento profissional
Iniciativa visa apoiar o desenvolvimento educacional de funcionários com foco em inclusão e oportunidades


A Foundever, empresa de Customer Experience em São Paulo, lançou pelo segundo ano o projeto “Vestibulever”, que oferece aulas preparatórias gratuitas para o ENEM.
A proposta busca ajudar trabalhadores a conciliar trabalho e estudo, promovendo acesso ao ensino superior. Em sua primeira edição, 10 participantes foram aprovados em universidades.
Impacto do projeto em resultados acadêmicos
Em 2023, o “Vestibulever” teve 20 inscritos e 15 selecionados, entre eles jovens, adultos e refugiados.
Nessa fase inicial, trabalhadores como Eva Beatriz, 28, e Matheus Paulino, 27, ingressaram em cursos de Tecnologia e Letras, respectivamente.
Matheus ressalta que o projeto foi decisivo para elevar suas notas e ampliar conhecimentos para os próximos vestibulares.
Expansão da iniciativa e novos formatos de ensino
Com a boa receptividade, a empresa ampliou o projeto em 2024, com 47 inscritos e 30 selecionados.
As aulas, iniciadas em julho, combinam conteúdos ao vivo e um curso totalmente EAD, com videoaulas e suporte virtual para dúvidas.
O formato flexível permite que os alunos adaptem os estudos à sua rotina.
Inclusão de refugiados e diversificação do público
Entre os participantes deste ano, destaca-se Aziz Aboujamal, um migrante marroquino de 38 anos.
Formado em biotecnologia, ele busca uma nova graduação em direito ou relações internacionais.
A inclusão de refugiados no programa é uma das prioridades da empresa, que acolhe cerca de 700 pessoas em situação de refúgio.
Critérios de seleção e suporte aos participantes
Para integrar o projeto, os funcionários passaram por um processo de seleção baseado em desempenho, frequência e um teste de nível.
Os participantes recebem acesso a uma plataforma exclusiva, com quizzes para acompanhar o progresso, além de suporte via WhatsApp para dúvidas e orientação.
Panorama educacional e impacto no programa
O lançamento da segunda edição ocorre em um contexto de estabilidade no Ideb e desafios para o Ensino Médio, segundo dados recentes do MEC.
O CEO da Foundever, empresa que organiza os eventos, Laurent Delache, afirmou que, além de ajudar os funcionários a ingressar na universidade, o programa contribui para o desenvolvimento intelectual, preparando-os para além das provas.
Perspectivas para o futuro do projeto
Delache também enfatiza o potencial de crescimento do “Vestibulever” dentro da organização e como referência para outras empresas.
Mesmo quando as áreas escolhidas pelos participantes não estão alinhadas com o negócio da empresa, o impacto positivo no engajamento e retenção de talentos é claro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.