Do Micro Ao Macro

Empreendedores da panificação buscam soluções digitais na Fipan

Na Fipan 2024, micro e pequenos empreendedores aprendem a usar tecnologia como aliada nos negócios do setor de alimentos

Empreendedores da panificação buscam soluções digitais na Fipan
Empreendedores da panificação buscam soluções digitais na Fipan
Empreendedores da panificação e confeitaria buscam soluções digitais para impulsionar as vendas
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Carla Carvalho, confeiteira de São João de Meriti (RJ), visitou a Fipan 2024 em São Paulo para aprender sobre marketing digital.

Ela iniciou seu negócio após participar do projeto “Tempero de Favela” do Sebrae-RJ, onde aprendeu gestão financeira e precificação.

O estande do Sebrae na Fipan 2024 atraiu muitos visitantes, incluindo Carla. No local, os participantes foram recebidos por um atendente virtual e conheceram os programas UP Digital e Decola MEI.

Bruno Lopes, do Sebrae, destacou que a inovação pode ser simples e acessível para ampliar o alcance no mercado.

Ferramentas digitais

Jaqueline Gomes Soares e Elaine Delfino, confeiteiras do Rio de Janeiro, também visitaram a feira. Elas produzem bolos e doces em casa e buscam dominar o marketing digital para aumentar as encomendas.

A startup “Alô Chefia”, convidada pelo Sebrae, apresentou uma ferramenta de gestão de estoque via Whatsapp, explicada pelo CEO Vinicius Zenorini.

Adesão às soluções tecnológicas

Maria Beatriz Gualberto, da Artesanal Pães em São Paulo, aprovou a ferramenta de gestão de estoque.

Ela acredita que a tecnologia ajuda na gestão e organização, mas o contato pessoal com os clientes permanece essencial.

Crescimento do setor de panificação

O mercado de panificação cresceu significativamente: mais de 21,3 mil novas padarias foram abertas entre janeiro e a primeira quinzena de junho de 2024.

Em São Paulo, são 21.388 panificadoras cadastradas como MEI e 15.557 na capital. A Fipan é organizada pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sampapão).

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